segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Proença-a-Nova | Eleições presidenciais com mudanças de locais de voto em algumas secções


Em Sobreira Formosa, São Pedro do Esteval, Moita e Peral os locais de voto nas eleições presidenciais de 24 de janeiro foram alterados para que se possam cumprir as recomendações da Direção-Geral de Saúde, nomeadamente na questão do distanciamento físico. Assim, os eleitores de Sobreira Formosa votarão no pavilhão desportivo do antigo Instituto de São Tiago, em São Pedro do Esteval nas instalações do polo da Biblioteca, na Moita as mesas de votos estarão disponíveis no Centro Social e no Peral no Salão Paroquial. Nos restantes locais, mantém-se a votação nos mesmos espaços. 

Face à situação de pandemia, será possível aos eleitores que se encontrem em confinamento obrigatório fora de um hospital – desde que recenseados no concelho do local de confinamento ou em concelho limítrofe/vizinho – votarem de forma antecipada. De acordo com a Comissão Nacional de Eleições, o confinamento tem que ser decretado pela autoridade de saúde pública até ao dia 14 de janeiro de 2021 e desde que inclua o dia da votação – 24 de janeiro. A solicitação do voto antecipado pode ser feita, a partir de 14 de janeiro, na plataforma da administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna ou na Junta da freguesia onde está recenseado através de outra pessoa que apresente declaração assinada e cópia do CC /BI. Depois de completados estes passos, a votação será realizada nos dias 19 e 20 de janeiro, com a Câmara Municipal a coordenar a entrega e recolha dos boletins de voto no domicílio de quem está em confinamento. 

Paralelamente, decorre o voto antecipado para os eleitores que se encontram em mobilidade, com o requerimento a ser entregue entre 10 e 14 de janeiro. A novidade nestas eleições é que o concelho terá uma mesa de voto para este fim. Mais informações em www.votoantecipado.mai.gov.pt/

Como habitual, o Município irá disponibilizar transporte para as secções de voto, devendo os interessados informar-se dos horários junto da Câmara Municipal ou Juntas de Freguesia a partir do dia 14 de janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário