segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Proença-a-Nova | recebe Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais


A Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova foi anunciada como vencedora da sexta edição do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais 2019, promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). “A Bibliomóvel de Proença-a-Nova tem sido um exemplo de como os serviços de proximidade fazem a diferença em territórios com as nossas características e receber esta distinção, para além de nos sentirmos orgulhosos, reforça o compromisso de inovarmos naquilo que são as bibliotecas como espaços de cultura e de conhecimento e que, com a mobilidade e o contacto próximo com a nossa população, podem oferecer mais serviços que vão ao encontro das necessidades dos seus utilizadores”, adianta o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo. “Como refere o bibliotecário Nuno Marçal, o trabalho da Bibliomóvel está assente em valores como a proximidade, a periodicidade, a cumplicidade e a amizade, que constituem a sua imagem de marca”. 

Na avaliação da candidatura, apresentada pela Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova, o júri considerou este projeto diferenciador, “da comunidade e para a comunidade”. Na nota divulgada pela DGLAB lê-se que a Bibliomóvel “destaca-se pelo serviço «fora de portas», em zonas de baixa densidade populacional, com uma população envelhecida e pouco alfabetizada, disponibilizando outras valências (com uma forte componente social), para além dos serviços tradicionais de biblioteca, o que contribui para o impacto que têm junto das comunidades servidas”. Entre eles, encontram-se o acesso à Internet, o pagamento por multibanco e a articulação com outros serviços do Município, como posto avançado do Balcão Único, ou ainda as parcerias que desenvolve com outras valências, nomeadamente a Unidade Móvel de Saúde ou o Centro Ciência Viva da Floresta. 

A Bibliomóvel irá agora receber um prémio de 4.500,00 € que, de acordo com o regulamento, apoiará - em modalidade a estabelecer entre a DGLAB - a aquisição e o desenvolvimento de recursos e serviços que contribuam para a qualidade do serviço de biblioteca pública. A edição 2019 do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais 2019 atribuiu ainda uma Menção Honrosa ao projeto “Wiki Médio Tejo – Enciclopédia Digital do Médio Tejo” apresentado pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas do Médio Tejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário