terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Proença-a-Nova | Quase 100 pessoas já foram vacinadas no concelho


Já começou a vacinação de utentes e funcionários nos lares residenciais do concelho de Proença-a-Nova no âmbito da pandemia da COVID-19, tendo sido inoculados até ao momento 64 utentes e 33 funcionários da Proença Lar e da Santa Casa da Misericórdia de Sobreira Formosa nos dias 22 e 23 de janeiro, respetivamente. A aguardar estão 129 utentes e 94 funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova tendo em conta o surto de COVID-19 na instituição, identificado a 15 de janeiro, e que neste momento ainda tem nove utentes - assintomáticos – que testaram positivo a serem acompanhados, bem como três funcionários positivos. Há ainda um funcionário em isolamento profilático por contacto com um caso positivo e quatro utentes que testaram negativo, mas que têm sintomatologia que obriga a um acompanhamento mais próximo. O processo de vacinação está a ser coordenado pela Unidade de Saúde Local de Castelo Branco, em conjunto com o Centro de Saúde de Proença-a-Nova e os grupos de enfermagem destas instituições. 

A Ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou a 25 de janeiro que no decorrer da próxima semana terá início, a nível nacional, a vacinação de outros grupos prioritários, nomeadamente: elementos de emergência pré-hospitalar (onde se incluem os bombeiros), forças de segurança, titulares de órgãos de soberania e pessoas com mais de 50 anos com pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal (Taxa de Filtração Glomerular < 60ml/min), (DPOC) ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração. Até ao momento, desde o início da vacinação, a 27 de dezembro, já foram administradas 249 891 vacinas a profissionais de saúde que prestam cuidados a doentes, profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). 

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, alerta que será a autoridade de saúde a contactar quem vai ser vacinado. “Sabemos que há oportunismo e quem se aproveite destas situações e faço esta chamada de atenção: quem realiza a calendarização e ministra a vacina é a autoridade local de saúde, em articulação com o Centro de Saúde de Proença-a-Nova”, refere. A Unidade Móvel de Saúde e a Bibliomóvel estão a realizar um trabalho de proximidade nas aldeias do concelho, estando disponíveis para o esclarecimento de qualquer dúvida que possa existir sobre este ou outro assunto relacionado com a COVID-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário