terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Região de Aveiro dinamiza ações online para a Comunidade Educativa de promoção do sucesso escolar

 Combate à Pandemia Covid-19/Coronavirus 

Face às mais recentes medidas de combate à pandemia Covid-19 no nosso País, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, reforça as estratégias até agora implementadas na promoção do sucesso e combate ao abandono escolar.

Desde 2019 que todas as crianças do Ensino Pré-Escolar e do 1.ºCiclo do Ensino Básico da Região de Aveiro têm acesso a uma plataforma digital – a Plataforma Educ@RA, implementada no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, financiado pelos Fundos Comunitários do Centro 2020.

Esta Plataforma de Aprendizagem, Colaboração e Partilha proporciona um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias.

De forma a incentivar a utilização desta ferramenta, a Comunidade Intermunicipal está a trabalhar no sentido de fazer chegar a todos os Encarregados de Educação, a informação necessária de forma a facilitar o acesso a um recurso que une Professores, Pais e Alunos, disponibilizando e reforçando a utilização de materiais e atividades diversificadas.

Entre estas atividades é disponibilizado o módulo “Ensinar e Aprender Português”, orientado especificamente para o ensino da leitura e da escrita, com atividades relacionadas com o currículo do Português para o 1º ciclo do Ensino Básico, atendendo aos princípios que enquadram os Modelos Multinível consagrados no Decreto-Lei nº 54, de 8 de julho de 2018.

Também no âmbito do Programa Educ@RA foram delineadas e divulgadas três “oficinas” dirigidas aos mais pequenos engenheiros da Região, a frequentar o 3.º e 4.º ano de escolaridade.

Neste sentido a «Atividade Espaço Maker: Aprender Fazendo» propõe a dinamização de 3 Oficinas distintas em regime online, a realizar nas duas próximas semanas: Scratch, Desenho 3D e Eletrónica. Desta forma, as crianças poderão experienciar e aprender ainda mais, sendo fomentado o interesse pelas áreas de Programação e Robótica.

As provas de rastreio dirigidas aos alunos do 1.º e 2.º ano de escolaridade são um conjunto de provas que visam apurar o nível de desenvolvimento de competências relacionadas com a aprendizagem da leitura e escrita nos Alunos das Escolas da Região de Aveiro. Nesta fase, no caso de ser necessária a sua aplicação à distância, estas serão também disponibilizadas em formato digital.

A já habitual realização de Grupos de Foco, versa, desta vez, o tema “Comportamento Agressivo em Contexto Escolar”, sendo uma sessão à distância, realizada no dia 26 pelas 17.00 horas, dirigida aos Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Este é um espaço seguro de aprendizagem, colaboração e partilha, destinada à Comunidade Educativa, que inclui todos os Alunos, Professores, Coordenadores e Encarregados de Educação.

Esta plataforma é um ótimo instrumento de aprendizagem. Através da publicação de atividades e desafios dinâmicos e lúdicos, relacionados com as temáticas de Currículo Local, Educação para a Cidadania e Conteúdos Curriculares, tornar-se simultaneamente num programa lúdico e de entretenimento para as nossas Crianças.

Aceda à Plataforma em http://educara.regiaodeaveiro.pt.

Para solicitar o apoio técnico utilize uma das seguintes formas:

- Serviço de Apoio Online disponível na Plataforma;

- Contacto telefónico 938 111886

(dias úteis, das 9h às 12h30 e das 14h às 18h)

Contamos com Todos os Cidadãos para Vencermos esta Luta, o melhor e o mais rápido possível. Conte connosco, nós contamos consigo! Estamos Juntos.

Proteja-se. A Si e aos Outros!

Agradecemos toda a atenção dispensada e apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

José Ribau Esteves,

Presidente da CI Região de Aveiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário