terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Castelo de Paiva | Para os utentes com mais de 80 anos

ARRANCA HOJE EM CASTELO DE PAIVA CAMPANHA DE VACINAÇÃO COVID-19

Através da intervenção do ACES Tâmega II Vale do Sousa Sul, arrancou hoje de manhã,, através da Unidade de Saúde Familiar Paiva Douro, em Castelo de Paiva, a campanha de vacinação contra a COVID 19 para utentes com mais de 80 anos e para aqueles com mais de 50 anos com comorbilidades.

Nos dias 16, 17, 18 e 19 deste mês, serão vacinados, utentes dos concelhos de Penafiel e de Paredes e cerca de 160 de Castelo de Paiva, num total de 560 idosos, enquanto no dias 18 e 19, serão vacinados mais utentes dos concelhos de Penafiel e Paredes e cerca de 70 de Castelo de Paiva, num total de 250.

 Todos estes utentes estão a ser convocados pelos serviços do ACES através de contacto telefónico, tendo já sido concluído todo o processo de vacinação dos lares existentes no concelho de Castelo de Paiva, num total de  profissionais e  utentes.


Em Castelo de Paiva terminou na semana passada, o processo de vacinação dos lares de idosos tendo sido vacinados mais de 400 pessoas, profissionais e utentes. exceptuando o Centro Social de Santa Maria de Sardoura onde recentemente se registou um surto desta epidemia.

Na passada sexta feira foram também vacinados cerca de 30 bombeiros de Castelo de Paiva, e os profissionais de saúde das unidades de saúde locais receberam no fim da semana a 2ª dose da vacina contra a Covid 19.

Esta campanha que tem inicio esta semanavai contemplar mais de 900 mil portugueses, sendo uma nova etapa da Fase 1 do Plano de Vacinação contra o coronavírus que se iniciou a 27 de Dezembro, e que foi recentemente actualizado, passando agora a incluir a vacinação simultânea de pessoas com mais de 80 anos e aqueles que apresentam mais de 50 anos mas com outras patologias graves e crónicas associadas.

 Paula Melo, Vereadora do Pelouro da Saúde da autarquia paivense, fez questão de deixar uma mensagem a este grupo populacional, apelando a que aguardem o contacto das autoridades de saúde e não se dirijam aos centros de saúde ou postos de vacinação antes de o receberem qualquer contacto.

" Todos os que estejam dentro destes grupos agora contemplados, serão contactadas primeiro por SMS, se não tiverem SMS, por via telefónica, se não tiverem telefone por via postal. Não vale a pena correr aos Centros de Saúde e Postos de Vacinação, cada um será avisado de qual é o seu dia, hora e local, devendo para isso, aguardar serenamente que sejas chamados e todos serão chamados na vez", garantiu hoje a responsável municipal .

Vereadora da Saúde enaltece o esforço dos profissionais de saúde na organização e implementação do processo de vacinação. Refere, ainda, que torna-se necessário sensibilizar a comunidade em geral e as instituições com o serviço de apoio domiciliário para que estejam atentos aos telemóveis dos utentes que cumprem estes requisitos da 1ª fase de vacinação. uma vez que serão contactados, preferencialmente, por via SMS. Esse contacto será realizado através do número da linha 24 (808 24 24 24).

 

Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário