terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Concelho de Cantanhede | Estrada entre Ançã e S. João do Campo está a ser requalificada


Na freguesia de Ançã, está nesta altura a ser concluída a requalificação da Rua Dr. Calisto Poiares, a partir entroncamento com a Rua Prof. D. Maria Luísa Campos, até ao limite do concelho de Cantanhede, na confluência de S. João do Campo, no concelho de Coimbra.
Esta via de reconhecida importância do ponto de vista da mobilidade entre as duas freguesias é muito utilizada para quem pretende aceder à zona poente do território municipal de Coimbra e aos concelhos de Montemor-o-Velho e Figueira da Foz.
Entretanto, face ao estado de degradação do piso e às dificuldades daí decorrentes para a circulação automóvel e para a segurança dos condutores, a Câmara de Cantanhede decidiu incluir a referida estrada no programa de reabilitação da rede viária do concelho que está em curso desde o último trimestre de 2020, programa esse que corresponde a um investimento de mais de sete milhões de euros em várias frentes de obra.
Só para a Freguesia de Ançã serão brevemente lançadas a concurso empreitadas de aplicação de tapete nas ruas 25 de Abril, Prof.ª Dona Maria Luísa Campos, Santa Maria, Augusto Abelaira, São Tomé, Roseiras, Nova do Rossio, Vale Farinha, Vale da Eira e parte da Rua Aranha, esta última na Granja de Ançã, o que perfaz um investimento de mais de 400.00 euros.

A requalificação da Rua Dr. Calisto Poiares entre Ançã e S. João do Campo faz parte de uma empreitada que inclui intervenções idênticas na Rua Dona Antónia, Rua 25 de Abril e Rua Almas, em Outil, bem em como a conclusão das infraestruturas previstas no mais recente processo de ampliação da Zona Industrial de Cantanhede.

De acordo com o que consta no caderno de encargos, estas obras contemplam a realização de trabalhos preparatórios pontuais ao nível do tratamento, fresagem, reforço e regularização do pavimento existente, a reabilitação da drenagem pluvial e a aplicação de camada de tapete betuminoso, operação que na Rua Dr. Calisto Poiares entre Ançã e S. João do Campo foi testemunhada pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, acompanhada pelo vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e o presidente da Junta de Freguesia de Ançã, Cláudio Cardoso.

Recorde que além das empreitadas já em curso ou a adjudicar no âmbito do programa de reabilitação da rede viária, a autarquia cantanhedense tem vindo a realizar várias obras de requalificação de estradas com recurso aos meios humanos e técnicos de que dispõe na Divisão de Administração Direta e de Apoio às Freguesias. Para esse efeito, em 2020 e 2021, fora adquiridas massas betuminosas quentes no valor de 316.377 euros e materiais inertes que ascendem a 274.646 euros, neste último caso destinados a aplicações diversas, incluindo a recuperação de caminhos vicinais, de acordo com um planeamento acordado com as juntas de freguesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário