segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Novas regras para apoio municipal ao associativismo na Marinha Grande

 A Câmara Municipal da Marinha Grande tem em vigor novos regulamentos de apoio ao associativismo, que estabelecem  as  regras  que  disciplinam  a  atribuição  de  apoios às associações de natureza cultural, recreativa, desportiva, de cariz social e ao desporto federado do concelho.

O Município da Marinha Grande, ciente do papel e importância do tecido associativo do Concelho, tem vindo a promover, ao longo dos anos, uma relação de proximidade com as associações, apoiando a sua atividade e estabelecendo um conjunto de parcerias.

Com vista ao aprofundamento dessa relação, a Câmara Municipal da Marinha Grande decidiu, em 2019, rever um dos principais instrumentos de apoio e dinamização do movimento associativo: os regulamentos de apoio às associações. Para o efeito, foram constituídos três grupos de trabalho por áreas (apoio às instituições sociais, apoio às associações de cultura, recreio e/ou desporto, apoio ao desporto federado).

Após a realização de várias reuniões de trabalho, auscultadas as associações, clubes e ACAMG  - Associação Concelhia de Associações da Marinha Grande e analisados os diversos pareceres, os ante projetos dos regulamentos foram objeto de consulta pública, nos termos do artigo 101.º do Código do Procedimento Administrativo, donde todos os contributos apresentados foram analisados e discutidos.

As versões finais dos regulamentos foram submetidos a aprovação em sede de Reunião de Câmara de 16 de novembro de 2020 e de Assembleia Municipal de 28 de dezembro de 2020.

Apesar de todo esse envolvimento e trabalho coletivo, seguir-se-á uma fase de apresentação, esclarecimento de dúvidas e acompanhamento, junto das associações, de forma faseada e setorial, sendo a primeira destinada ao desporto federado e com data prevista para abril, uma vez que as candidaturas vão ocorrer de 1 de junho a 31 de julho de 2021.

Os regulamentos foram publicados a 1 de fevereiro de 2021, podendo ser consultados no link

Nenhum comentário:

Postar um comentário