segunda-feira, 15 de março de 2021

Woke – Um Guia para a Justiça Social


Titania McGrath, «ícone millenial na vanguarda do activismo online», que, sem largar o assento, acredita, por mais absurda e demencial que seja a sua narrativa, levar a bandeira do movimento de justiça social «Woke» a todo o mundo, publica agora o seu livro em Portugal, com edição da Guerra e Paz. Woke – Um Guia para a Justiça Social chega à rede livreira nacional no próximo dia 23 de Março e promete ser o livro sério mais cómico do ano, ou será o livro cómico mais sério do ano? Não sabemos. Nem sabemos se Titania McGrath existe ou não. Mas alertamos, antes que nos cancelem: este não é um texto politicamente correcto.

«Poetisa interseccional radical, comprometida com o feminismo, a justiça social e o protesto pacífico armado», detecta o preconceito e o privilégio como um desembestado cão de caça da moralidade e morde sem reservas as canelas da injustiça, das afrontas de género, das humilhações raciais. Assim é Titania McGrath, a mulher de que todos falam no Reino Unido, que incendiou o Twitter e para a qual «se não queres ser censurado, não digas as coisas incorrectas.» Mas quem é esta mulher?

Titania McGrath não existe enquanto indivíduo e este livro é uma prodigiosa sátira criada por Andrew Doyle, professor, doutorado em poesia renascentista, brilhante humorista e cronista habitual na revista online spiked!, na qual fala sobre temas políticos e, em particular, de liberdade de expressão.

Ou talvez Titania exista, enquanto representante de milhares de mulheres e homens, que, em nome de causas razoáveis e justas de equidade social, se tornam inquisidores da opinião pública, polícias do politicamente correcto, fundamentalistas do feminismo radical e das loucuras identitárias, que visam «cancelar» a História.

Titania existe certamente, nas páginas de Woke – Um Guia para a Justiça Social, livro que chega agora a Portugal, com tradução do professor João Brás, que considerou as ideias de Titania «manicomiais». Sátira brilhante, este livro é profundamente sério e urgente: mostra o absurdo de um movimento tomado pelo fanatismo e incendiado pelo «fogo da purificação» que está a corromper causas nobres, parodiando-as de forma absurda.

A obra foi considerada «Livro do Ano» pelo jornal The Times e elogiado pelo reconhecido pivô britânico Piers Morgan, que o considerou «Absolutamente hilariante». O humorista Ricardo Araújo Pereira também já reagiu à publicação do livro em Portugal. «Esta é uma sátira que demonstra, mais uma vez, que há poucas coisas mais engraçadas do que o fanatismo», destacando a importância de Titania McGrath ser uma criação de um humorista de esquerda e homossexual.

Fazendo-nos rir, recuperando a tradição satírica e polémica de Jonathan Swift, Andrew Doyle vestiu-se de Titania para apontar o dedo ao absurdo de uma facção apoiada em radicalismos excêntricos e imposturas identitárias, que florescem do movimento woke. A Guerra e Paz Editores desafia os leitores a fazerem o mesmo. Em anexo encontrará uma máscara da activista (em tamanho A3, um formato inclusivo a todos os tipos de rosto) e algumas das suas mais absurdas e hilariantes frases. Entoe-as em voz alta e purifique-se!

Woke – Um Guia para a Justiça Social estará disponível, a partir do dia 23 de Março, na rede livreira nacional, mas o livro já pode ser adquirido, até ao dia 20 de Março, em pré-venda, no site oficial da editora.

Woke – Um Guia para a Justiça Social
Titania McGrath
Não-Ficção / Actualidade
136 páginas · 15x23 · 14,00€
Nas livrarias a 23 de Março

Nenhum comentário:

Postar um comentário