quinta-feira, 1 de abril de 2021

Cine-Teatro de Estarreja apresenta a programação online e presencial de abril

 Abril, eventos mil! O Cine-Teatro de Estarreja (CTE) continua com uma programação diversificada online e gratuita, que será transmitida na página oficial do Facebook, Youtube e site. Cinema, teatro, dança, música e conversas são bons motivos para reunir a família em casa e usufruir o melhor que a cultura tem para oferecer. Este mês é sinónimo de celebração de liberdade e nós festejamos com a reabertura do CTE.

Da música ao teatro: conversas sobre as fragilidades da cultura e muito mais

O CTE convidou e os artistas não hesitaram em falar connosco sobre a atualidade da cultura, desafios, carreiras profissionais e até algumas curiosidades. A rubrica “À Conversa Com…” decorre sempre à sexta-feira, às 21h30.

O primeiro convidado, dia 2, é o maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmonia das Beiras, António Vassalo Lourenço.

 

Os protagonistas da segunda conversa são Sara Henriques, atriz, marionetista, encenadora e codiretora artística, e Rui Rodrigues, escultor, direção de arte e codiretor artístico, da “Red Cloud”, uma companhia portuguesa de marionetas, sediada em Aveiro.

No dia 9, os convidados falam ainda do desafio que o Município de Estarreja lhes lançou: a curadoria da exposição sobre o Carnaval de Estarreja.

 

Ela é ensaiadora e encenadora da oficina de formação teatral estarrejense, o Teatro do Desassossego. Dia 16 vamos ouvir Tanya Ruivo.

Dino D´ Santiago é um nome que dispensa apresentações. Músico, cantor e compositor português, que lançou o seu novo álbum, “Kriola”, no período de isolamento social, vai estar à conversa com o CTE dia 23.

Bandas Filarmónicas regressam aos palcos

 

No dia 4, às 21h30, ensembles da Banda Visconde de Salreu voltam a tocar, depois de a pandemia ter obrigado as Bandas Filarmónicas a silenciarem os instrumentos. Um concerto esplendoroso com um repertório multifacetado a que chamaram “Depois do Silêncio”.

A Banda Bingre Canelense apresenta os seus ensembles, dia 25, às 21h30, para celebrar a revolução dos cravos de 1974. Intitulado “Sons de Liberdade”, o concerto evocará a liberdade de abril. Será um espetáculo de palco cheio, para levar para casa e lembrar esta data tão importante da História de Portugal!

Teatro é a arte que marca o regresso do público ao CTE

Abril é o mês que assinala a reabertura de portas da maior sala de espetáculos estarrejense. Dia 30, voltamos a receber o público com um espetáculo músico-teatral, “CAR12 – A Grande Viagem”, integrado no Alavanca - Festival de Teatro de Avanca, promovido pela Companhia de Teatro KOPINXAS, com o apoio do Município. Esta produção da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) junta no palco dois “músicos-atores” e conjuga o humor com música, viajando por novos instrumentos e sonoridades de forma criativa e inesperada.

Música e dança ocupam também a agenda de abril

Dia 3, às 21h30, o Quarteto de Cordas de Matosinhos propõe um concerto de celebração da Páscoa com um programa assente na cultura tradicional portuguesa denominado “Uma Páscoa Portuguesa”.

Durante este mês há dois concertos do OuTonalidades - circuito português de música ao vivo de boa música e em português para assistir, às 21h30, com António Silva e Nuno Castelhano, no dia 10, e com Luca Argel, no dia 24.

O espetáculo de dança “Terra Chã”, da Companhia de Dança Contemporânea de Évora transporta a alma do Alentejo para o palco partilhado pelos “Ganhões”, cantadores de Castro Verde, na exaltação do Cante Alentejano, Património Imaterial da Humanidade. Um espetáculo de dança, que já subiu com êxito ao palco do CTE, para revisitar no dia 17.

Há um septeto de jazz, formado maioritariamente por músicos estarrejenses, que deve ouvir, no dia 1 de maio. Celebrando o Dia Internacional do Jazz, o Septeto Estarrejazz, que mantém vivo o Festival que tem lugar todos os anos no mês de outubro, apresenta um concerto que nasceu especialmente para marcar esta data.

Quintas de cinema dedicadas ao cinema brasileiro

No mês de abril, o cinema brasileiro está em grande destaque na rubrica “Quintas de Cinema”, sempre às 21h3o. A programação cinematográfica é da responsabilidade do Cine Clube de Avanca, em colaboração com o CTE. Conta ainda com o apoio do ICA e do Ministério da Cultura.

Do realizador Angelo Defanti, o filme de ficção “Feijoada Completa”. Para assistir no dia 1.

Na noite do dia 8, é exibido “Walter do 402”, de Breno Ferreira.

Já na semana seguinte, dia 15, é transmitida a película “O que teria acontecido ou não naquela calma e misteriosa tarde de domingo no jardim zoológico”, do realizador Allan Souza Lima.

“Aquarela”, dos realizadores Al Danuzio e Thiago Kistenmacker, é uma curta metragem de ficção para não perder, dia 22.

O último filme a ser exibido em abril, dia 29, é “Um Café e Quatro Segundos”, do realizador Cristiano Requião.

Consulte a programação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário