sexta-feira, 30 de abril de 2021

Leiria | Projeto “Plantar uma Árvore, Cuidar do Jardim” atribui 10 mil árvores a leirienses


O Município de Leiria vai atribuir 10 mil árvores e arbustos a um milhar de leirienses que participaram no projeto “Plantar uma Árvore, Cuidar do Jardim”, promovido no mês de abril com o objetivo de fornecer gratuitamente espécies para plantação em quintais e jardins, com o objetivo de aumentar os espaços verdes do concelho.

"O balanço foi muito positivo, uma vez que foram formalizadas perto de 1000 candidaturas e solicitadas cerca de 10.000 espécies de árvores e arbustos, o que reflete a adesão ao projeto e a perceção generalizada das pessoas quanto aos benefícios na plantação de árvores e arbustos em espaço urbano e rural", destaca a vereadora dos Espaços Verdes do Município de Leiria, Ana Valentim.

As espécies mais pedidas foram as cerejeiras, medronheiro e alecrim, sendo que equitativamente os candidatos residem na cidade e freguesias rurais, pelo que o projeto foi teve comprovadamente âmbito concelhio.

O Município de Leiria está a ponderar repetir o projeto e direcioná-lo para plantação noutros locais, que não exclusivamente quintais e jardins, considerando que foram efetuadas candidaturas para plantação noutros locais.

As candidaturas serão analisadas individualmente e logo que possível será agendada a entrega das espécies.

Para o Município de Leiria, a iniciativa apresenta diversos benefícios, desde a melhoria da qualidade do ar, a redução da erosão do solo e da poluição sonora até à valorização da paisagem e melhoria do conforto térmico das áreas urbanas, além de promover o bem-estar emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário