terça-feira, 6 de abril de 2021

Leiria | recebe exposição “Two Rooms” com pintura de Horácio Borralho e fotografia de José Luís Jorge


‘Two Rooms’ é o título da exposição de Pintura de Horácio Borralho e Fotografia de José Luís Jorge, que estará patente no m|i|mo - museu da imagem em movimento, entre 10 de abril e 23 de maio.

Este é um projeto que se assume, em primeira instância, como um desejo de colaboração entre duas pessoas - um pintor e um fotógrafo - que descobriram que trabalhavam algumas temáticas muito semelhantes.

No entanto, em ‘Two Rooms’, rapidamente a colaboração ganha contornos de confrontação, não no sentido de disputa, mas sim no sentido da utilização de tempos, espaços e processos de execução, no que diz respeito aos objetos produzidos.

Nesta exposição não existe a intenção de promover uma competição fotografia/pintura a qual, de acordo com os autores, não faria qualquer sentido e seria estéril.

Se da fotografia se espera toda uma fiabilidade documental, a pintura transforma a fotografia em outros objetos, com outro corpo, menos fiáveis em termos documentais, mas que se aproxima mais da natureza humana, limitada e falível.

Para os autores, ‘Two Rooms’ reserva um espaço especial não só aos que a visitam, mas também àqueles que estão representados nas fotografias e pinturas. Aos que estão representados nos objetos de arte, continuarão lá "congelados" no tempo e no espaço, enquanto os que a visitam podem criar as suas próprias narrativas mentais, caso se sintam habitantes destes universos.

A exposição pode ser visitada diariamente, entre as 9:30 e as 17:30, cumprindo as regras de higiene e segurança previstas pela DGS


Horácio Borralho e José Luís Jorge

Horácio Borralho, nasceu em Fátima em 1966, é mestre de Artes Plásticas pela Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha (2015).

A pintura e o desenho ocupam grande parte da sua produção plástica, mas por vezes faz incursões por outras formas de expressão: pequenos vídeos, pequenos objetos escultóricos ou livros de artista.

Durante algum tempo pertenceu a um grupo de artistas (Atlas Secreto) que tinham em comum a utilização da fotografia como ponto de partida para desenho e pintura.

Expôs em vários locais de Portugal: Caldas da Rainha, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal, Évora, Lisboa, Vila Nova de Cerveira e Tavira. Fora de Portugal expôs em Bilbao.

José Luís Jorge, nasceu em Leiria, estudou comunicação social e fotografia. As viagens são o chão das imagens que faz e dos textos que escreve. Fora de Portugal mostrou as suas fotografias em Espanha, França, Alemanha e Roménia.

Em 2018 recebeu o título honorário Amicus Romaniae, atribuído pelo Instituto Cultural Romeno / Embaixada da Roménia em Portugal. m 2019 foi o vencedor do Prémio Internacional Books & Movies. Em 2020 publicou o e-book "a Reinvenção dos Dias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário