sexta-feira, 21 de maio de 2021

FEIRA DO LIVRO DE AVEIRO - “TEATRO”

28 de maio a 13 de junho 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) organiza a 45.ª edição da Feira do Livro de Aveiro num novo espaço: a envolvente do ATLAS Aveiro, com inauguração agendada para as 18h00 do dia 28 de maio. A Feira estará de portas abertas de segunda a quinta-feira, das 15h00 às 20h00, sextas-feiras das 15h00 às 22h30, sábados e feriados das 10h00 às 22h30 e domingos das 10h00 às 20h00.

Destacando o Teatro, género literário, em homenagem à comemoração dos 140 anos do Teatro Aveirense, esta edição da Feira do Livro decorrerá na envolvente do ATLAS Aveiro. Na abertura do evento vai contar-se com a apresentação de um monólogo de Sara Barros Leitão, “Proclamação da existência”, seguindo-se uma conversa entre a atriz e José Pina, diretor do Teatro Aveirense, que irão abordar a temática do Teatro.

A Feira do Livro, referenciada no Plano Estratégico para Cultura (PEC) da CMA como uma das iniciativas culturais e criativas municipais de caráter regular, pretende continuar a ter impacto Regional e Nacional ao reunir em Aveiro, uma cidade que assume a Cultura e a Criatividade como fatores centrais da sua vida coletiva, personalidades de relevo da literatura nacional e internacional e promover os autores Aveirenses, assim como contribuir para a sustentabilidade do comércio livreiro local. Esta iniciativa, prevista no Plano Estratégico para a Cultura, reflete a forte aposta de Aveiro na dimensão cultural, consubstanciada numa visão estratégica de longo prazo com o episódio da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 em destaque.

Com um programa constituído por lançamentos de livros, conversas com escritores, tertúlias e dias temáticos, a CMA procura realizar um evento literário de referência nacional, na Região de Aveiro. O certame, que será um dos “grandes eventos” na cidade após-confinamento, conta com um plano de contingência e muitas medidas de prevenção e segurança, tendo todas as atividades da programação uma lotação limitada e inscrição obrigatória.

Destaque para a presença dos seguintes autores nacionais e internacionais:

29 de maio

Nuno Júdice

30 de maio

António Mota, Marta Madureira, Sara Reis Silva e Francisco Vaz da Silva

3 de junho

Conceição Oliveira, Maria Sousa e Vanessa Jesus

4 de junho

Rosa Alice Branco

5 de junho

Luís Osório, Domingos Amaral, Isabel Rio Novo, Rui Cardoso Martins e Rita Brutt

10 de junho

Carla Maia de Almeida, Inês Fonseca Santos e Mário Zambujal

11 de junho

Afonso Reis Cabral e João Tordo

12 de junho

Ondjaki e Mário Augusto

13 de junho

Hélio Loureiro

Vários “Dias” temáticos

O programa conta ainda com a presença de diversos autores nacionais, muitos de referência e figuras mediáticas, autores da Cidade e Região de Aveiro, e prevê uma vasta programação na área da música e do teatro, com especial destaque para os dias temáticos, destacando-se o Dia da Poesia, o Dia do Autor Aveirense, o Dia do Livro Infantil e o Dia da Saúde e da Alimentação.

Exposição “Fanzine Ultra Violenta”

O ATLAS Aveiro irá receber, sob a curadoria de Miguel Correia, a exposição “Fanzine Ultra Violenta” dedicada à cultura visual alternativa, publicação independente, artes plásticas e design experimental. Esta mostra terá como elemento principal os trabalhos artísticos criados para os 12 números do Fanzine Ultra Violenta. Esta publicação resulta de um projeto de exploração visual e conceptual que agrega artistas nacionais e internacionais. Cada um dos números tem um tema único, onde quatro a cinco artistas fazem a sua interpretação livre, resultando num registo visual que se estende desde a cultura punk e grunge, até à cultura urbana do grafitti, passando pelos manifestos do movimento artístico dadaísta. Para além da exposição serão ainda desenvolvidos diversos workshops de Stencil, gravura em embalagem cartonada, patchwork embutido, caligrafia e lettering, cianotipia, impressão em risografia, ilustração e colagem e ainda em edição de fanzines, lecionados por artistas que fazem parte do coletivo tais como: Joana de Matos, Mário Afonso, Miguel Correia, Miguel Crespo, Rogério Guimarães, Rute Myriam, Sara Bandarra, Sofia Monteiro e Helena Zália.

Leitores à conversa com autores

A Feira do Livro irá decorrer na Praça da República, onde o público poderá encontrar as últimas novidades da literatura e o célebre Livro do Dia, bem como o Espaço Autores para poder conversar com os seus autores favoritos ou descobrir novos talentos literários.

Num processo contínuo de crescimento, a Feira contará com representações de livreiros aveirenses (Livraria Santa Joana, Livraria ABC, Socodante Livraria Técnica, Angels Formula- Alfarrabista, Ror de Livros, IBOOK, Livraria Bertrand, Livraria Gigões & Anantes, FNAC, CTT, CMA - Edições municipais), representando as principais editoras nacionais.

Programa de animação

A Feira do Livro apresenta um programa de animação cultural diversificada, com atividades para todos os gostos e para todas as idades. Muitos momentos musicais protagonizados por agentes locais, numa clara aposta no apoio ao setor cultural local.

Workshops, contos, música para bebés, poesias, teatro e muito, muito mais.

Destaque para as seguintes atividades:

28 de maio

PISABA Jazz Trio

Planeta Plip” workshop por Red Cloud

29 de maio

Jogos Poéticos”: Grupo Poético de Aveiro

A boneca de trapos” por MUSA

Duo PALCO CENTRAL

2 de junho

Drum Jam

3 de junho

Novas Quintas na Rua com André Henriques

4 de junho

Porta 59 (OMA)

6 de junho

Balbucia

10 de junho

Histórias pelo ar, contos para rir e chorar” por Cláudia Stattmiller

11 de junho

Workshop de Composição de Fanzines por Miguel Correia – Fanzine Ultra Violenta

O programa completo pode ser consultado em www.cm-aveiro.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário