segunda-feira, 3 de maio de 2021

Leiria | Biblioteca Municipal de Leiria recebe exposição da artista brasileira Val Lamim


“Elas no Singular” é o título da exposição de pintura da artista Val Lamim, natural de São Paulo-Brasil, que estará patente na Galeria de Arte da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV), em Leiria, de 8 a 29 de maio.
Valéria Lamim Delgado Fernandes é uma artista visual que adotou o nome artístico Val Lamim, e que, como refere, “está sempre em busca de meios para traduzir as suas experiências de vida e memórias em arte”.

“Elas no Singular” é um tema que surge da ideia de que é necessário um novo olhar sobre a presença individual e coletiva da mulher no mundo.

Aqui a construção de várias subjetividades resume-se a um estar-no-mundo comum a todas, e as mulheres com as suas temporalidades distintas têm seu “eu” singular representado no “eu” coletivo.

A singularidade implícita no plural é o elemento-chave para o todo: cada uma conta a sua própria história e reveste-se do seu personagem.

O que cada uma julga saber sobre si mesma, coexiste com aquilo em que ela está a tornar-se e serve como elemento para a composição do todo. A construção do feminino dá-se a partir de um elemento essencial, que é sempre o ser mulher, sob o olhar da introspeção, da graça, da singeleza, da melancolia, da inocência, da alegria, da memória.

Em “Elas no Singular” tem-se a sensação de presença da mulher a representar um mundo que é peculiarmente seu, um modo feminino de ser, de estar, de sentir, de perceber. Não há silhueta, interferência, imagem sem foco, interpretação. Há a solidão de cada uma somada ao espaço-comum de todas.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9:30 às 20:00 e ao sábado das 14:00 às 20:00.

Devido à pandemia o número de presenças na galeria de arte da BMALV será limitado a 10 pessoas, em simultâneo.

Val Lamim
Iniciou os seus estudos em arte com orientação de professores particulares. Tradutora profissional, divide o tempo entre os livros e a arte, em especial a pintura.

Destaca-se pelo seu estilo quase realista com leveza nos traços, sutileza de formas, texturas vivas e suavidade de tons. Busca expressar nos seus trabalhos a beleza das pequenas coisas quotidianas.

No processo criativo, as figuras humanas são temas recorrentes, sobretudo o Ser feminino nas suas distintas fases da vida.

Participou em exposições coletivas em São Paulo, Piauí e Liechtenstein, feiras de arte na Alemanha e exposições online. As suas obras também estão presentes em revistas de arte brasileiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário