segunda-feira, 3 de maio de 2021

MUNICIPIO DE SILVES APOSTA NA DEFESA DA FLORESTA

 A autarquia de Silves tem realizado um conjunto de ações de planeamento e prevenção, que vão desde a criação de faixas de descontinuidade na vegetação, entre as zonas habitadas e a área florestal/rural, num total de 100 hectares e a manutenção de caminhos florestais, para garantir o acesso em segurança a meios de vigilância e combate a incêndios rurais.

Esta operação contou com a coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil e Florestas, cujas equipas de sapadores florestais, apoiadas por meios pesados da Unidade de Máquinas e Viaturas, assumiram um papel fundamental.

 

De referir adicionalmente que, foram aprovadas duas candidaturas ao Fundo Ambiental, no valor de 200.000 euros destinados aos seguintes projetos:

 


» “Condomínio de Aldeias – Programa de apoio às aldeias localizadas em territórios de floresta”, este programa visa garantir uma segurança acrescida no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios nas localidades da Roupa Branca, Pinheiro e Garrado, Canhestros e Cumeada, num total de 57 hectares.

 

» “Adaptar o território às alterações climáticas valorizar a paisagem das Serras de Monchique e Silves apoios à reabilitação e regeneração”, com o objetivo de intervir em zonas críticas para a progressão de grandes incêndios (a jusante da barragem do Odelouca e junto à Quinta Pedagógica de Silves), procurando criar áreas de oportunidade e impedir a aproximação a zonas mais densamente habitadas, localizadas a sul. Este projeto assenta na criação de dinâmicas de descontinuidade de combustíveis, associados a valorização de linhas de água e instalação de espécies florestais e agrícolas procurando fomentar o retorno económico aos proprietários.

 

Importa relevar o importante trabalho de todas as entidades públicas e privadas com responsabilidade nesta área, pelas inúmeras intervenções realizadas que permitiram operacionalizar mais de 800 hectares de faixas e mosaicos na Serra de Silves.

 

A estratégia municipal de defesa da floresta contra incêndios e Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios possibilitaram a execução de um conjunto de ações de prevenção, nomeadamente junto de aglomerados populacionais nas freguesias de Silves, São Marcos da Serra e São Bartolomeu  de Messines.

 

Pois só com a aplicação do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios será possível preparar o território para a época de incêndios florestais e desta forma tentar minimizar as suas implicações.

 

Assista ao vídeo aquihttps://youtu.be/Nzby5JtgK0M

Nenhum comentário:

Postar um comentário