segunda-feira, 3 de maio de 2021

Município de Vouzela faz largadas de insetos parasitóides para combater vespa da galha do castanheiro


O Município de Vouzela, em parceria com a DRAPC e a RefCast - Associação Portuguesa da Castanha, efetuou, no dia 29 de abril, três largadas de insetos parasitóides“Torymus Sinensis”, na freguesia de Campia, União das Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas e na União das Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas.
A vespa das galhas do castanheiro ataca as árvores e induz a formação de galhas nos gomos e folhas do castanheiro, provocando a redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha, além de levar ao declínio e morte dos castanheiros.
O controlo da vespa da galha do castanheiro tem apenas a luta biológica como modo de combate autorizado, sendo realizada exclusivamente através da introdução de um inseto parasitoide específico, o ‘Torymus sinensis’.

A iniciativa insere-se no plano anual de controlo da vespa da galha do castanheiro e a identificação das zonas a intervencionar foi feita de acordo com os produtores locais e equipa técnica responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário