sábado, 29 de maio de 2021

Quem tomar a vacina contra a Covid-19 "deixa de servir como dador de sangue"?

 

  • O QUE ESTÁ EM CAUSA?
    Circula nas redes sociais uma mensagem na qual se avisa que "quem tomar a vacina da Covid-19 deixa de servir como dador de sangue. Recusado duas vezes no Hospital Amadora-Sintra. Existem vários casos de recusa". Verdade ou falsidade?

"Meus caros amigos, caso curioso... Quem tomar a vacina da Covid-19 deixa de servir como dador de sangue. Recusado duas vezes no Hospital Amadora-Sintra. Existem vários casos de recusa", lê-se no post que está a ser partilhado no Facebook, sobretudo em grupos ligados a movimentos anti-vacinas e negacionistas da pandemia de Covid-19.

No final, questiona-se: "Então o que tem de benéfico a toma da vacina?"

Esta mensagem tem algum fundamento?

Contactado pelo Polígrafo, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) esclarece que "os dadores que foram vacinados para a Covid-19 não estão impedidos de dar sangue. Os dadores serão aceites de imediato, sem nenhum período de suspensãose assintomáticos. Se desenvolverem  sintomas, serão suspensos até sete dias após resolução de sintomatologia".

A orientação está inscrita na Circular Normativa do IPST de 6 de janeiro de 2021, no âmbito do "Plano de Contingência para a sustentabilidade, qualidade e segurança no fornecimento de sangue e componentes sanguíneos durante a pandemia de Covid-19".

"Os potenciais dadores vacinados com vírus inativados ou vacinas que não contêm agentes vivos (ou seja, mRNA e vacinas de subunidade de proteína) podem ser aceites como dadores de sangue caso se sintam bem e estejam assintomáticos", estabelece-se no documento.

Segundo o IPST, "não há diferenças de critério de elegibilidade de dadores para as vacinas que estão a ser administradas em Portugal".

Questionado sobre se tem conhecimento de alguma situação de recusa indevida de doação de sangue relacionada com a vacinação contra a Covid-19, o IPST indica que "não recebeu até ao momento presente nenhuma informação nesse sentido".

Também contactado pelo Polígrafo, o Hospital Professor Dr. Fernando Fonseca (HFF), que serve os concelhos de Amadora e Sintra, garante que "o Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do HFF não tem qualquer conhecimentoou reclamação quanto à não elegibilidade de uma doação de sangue por motivo de vacinação contra a Covid-19".

"O Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do HFF atua em estrito e rigoroso cumprimento das normas do IPST, no que se refere à triagem clínica dos dadores de sangue. Nenhum cidadão deixa de ser elegível como dador de sangue por lhe ter sido administrada uma das vacinas contra a Covid-19", assegura.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

FALSO
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/quem-tomar-a-vacina-contra-a-covid-19-deixa-de-servir-como-dador-de-sangue
International Fact-Checking Network

Nenhum comentário:

Postar um comentário