sexta-feira, 18 de junho de 2021

16.º Aniversário do Cine-Teatro de Estarreja: Arte para todos


O Cine-Teatro de Estarreja reabriu no dia 18 de junho de 2005 com a premissa de se tornar um local de encontro, de oferta cultural diversificada, de aprendizagem, de discussão, de apoio aos eventos e artistas da comunidade, de cruzamento de propostas e formas de criação artística. Com missão de democratizar a cultura e a arte.

 

Hoje, passados 16 anos, o Cine-Teatro de Estarreja é um lugar de encontros culturais diversificados, com uma aposta contínua em projetos que criam e deixam valor na comunidade, assentes em propostas culturais que visam a qualificação e o enriquecimento dos públicos e dos artistas locais.

 

Desde o seu renascimento em 2005, o Cine-Teatro de Estarreja, gerido pela Câmara Municipal, tem conseguido desenvolver uma atividade regular, consistente e com uma crescente captação e fidelização de públicos.

 

Com um modelo de programação cultural assente em critérios de qualidade artística, profissionalismo, diversidade e regularidade, tendo sempre presentes os recursos materiais e imateriais do território, o Cine-Teatro tem vindo a consolidar e a afirmar o seu posicionamento como um projeto cultural de referência.

 

Ao longo destes 16 anos, o CTE acolheu 4244 espetáculos e atividades presenciais, aos quais se somam 105 eventos online realizados em tempo de pandemia da COVID-19, desde março de 2020, nos períodos de confinamento.

 

Em 16 anos de vida, pelo espaço cultural já passaram mais de 433 mil espectadores. E no último ano, assistiram aos eventos online quase 116 mil pessoas. Ou seja, o CTE atingiu um total de 550 mil espectadores neste percurso que se tem vindo a consolidar.

 

É revelador o interesse que os diferentes públicos-alvo têm demonstrado nesta casa da arte, concretizando-se o acesso da população à criação e fruição culturais, tornando vencedora a aposta do Município na diversidade da oferta cultural.

 

Num tempo tão conturbado como o que vivemos, é fundamental manter o foco na importância da Cultura como dimensão estruturante do desenvolvimento da comunidade e da qualidade de vida dos cidadãos, contribuindo, claramente, para a sua felicidade e bem-estar.

 

O Cine-Teatro reforça Estarreja no mapa cultural nacional, corroborando a aposta estratégica municipal que coloca a cultura ao serviço da comunidade, vendo-a como fator de criação de riqueza, de fixação da população, de coesão social e territorial, e como um motor de desenvolvimento integrado e sustentado da sociedade.

 

O 16.º Aniversário de Reabertura do CTE é celebrado este sábado à noite, com o concerto de Cuca Roseta, que regressa a Estarreja para apresentar o seu novo disco de originais, “Meu”, onde é cantautora de todos os temas. Tornando-se assim caso único na História do fado: uma artista que escreve e compõe todos os temas de um dos seus discos, demonstra também a sua extrema coragem – compensada por este notável conjunto de canções. Com 12 temas, “Meu” é o disco mais verdadeiro e pessoal de Cuca Roseta.

 

Nota histórica

Inaugurado a 12 de março de 1950, o Cine-Teatro de Estarreja foi palco durante 42 anos de grandes espetáculos de teatro e revista, bem como trouxe excelentes películas cinematográficas. Depois de, em 1992 ter encerrado portas, foi tempo de repensar o papel das próprias salas de espetáculo e eis que, a 18 de junho de 2005, dá-se a reabertura do Cine-Teatro de Estarreja e de um novo espaço cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário