sexta-feira, 18 de junho de 2021

Proença-a-Nova | Antiga escola do Vale da Ursa pronta para acolher novos utilizadores



A reconversão da antiga Escola Primária do Vale da Ursa foi inaugurada a 13 de junho, Dia do Município, marcando uma nova etapa na vida deste edifício que se encontrava encerrado desde 1998, data em que fechou portas por ter apenas três alunos. Longe dos anos em que chegaram a ser quase meia centena, as duas salas foram reconvertidas em alojamento local, numa obra realizada com a prata da casa: tanto o projeto de arquitetura como toda a parte de construção, eletricidade, canalização, pavimentos e arranjo dos espaços verdes foram feitas pelas várias equipas do Município, cujo “empenho e dedicação” foi destacado por João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, durante a inauguração.

Adicionalmente, vários empresários locais, que estudaram neste edifício no seu percurso escolar, também executaram diversas obras, como a caixilharia e serralharia ou a instalação da cozinha. Os móveis interiores foram adquiridos em lojas do concelho, havendo igualmente pequenos apontamentos decorativos em madeira realizados pela carpintaria da autarquia. Por esse motivo, João Lobo referia-se orgulhoso, por todos estes diferentes contributos, e contente, “não só pela inauguração da obra, mas por aquilo que a obra pode trazer ao Vale da Ursa e ao concelho”, referiu.

Contextualizando o fecho da escola com a questão demográfica, João Lobo espera que este equipamento tenha capacidade de “trazer de facto gente ao Vale da Ursa, de ser um veículo de promoção do concelho e da localidade através do turismo”, principalmente de todos aqueles que procuram a serenidade e tranquilidade do destino, como é o caso desta localidade, com vistas desafogadas sobre o pinhal.

Depois do Vale da Ursa, serão igualmente recuperadas antigas escolas em Vergão, Corgas e Fórneas, criando uma rede de oferta que pode servir o sector do turismo e os nómadas digitais – neste caso, assim que sejam ultrapassadas as questões de conectividade, esperando o autarca que o plano de resiliência e recuperação aloque uma verba para por fim a este tipo de desigualdades. “Estamos também a pensar nestes edifícios para residências de vida ativa, destinando-se a quem, muitas vezes, tem algum nível dependência, recorrendo a apoio domiciliário do ponto de vista da economia social que pode ser aqui ministrado, nesta localidade ou noutra qualquer”, afirmou João Lobo.

No caso do Vale da Ursa, será iniciado em julho o procedimento para cessão deste equipamento, à semelhança de outros que a Câmara dispõe, mediante publicação de aviso na página do Município.

Reveja a inauguração da reconversão da antiga escola do Vale da Ursa no Facebook do Município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário