quarta-feira, 9 de junho de 2021

Aveiro: Boletim Municipal | Junho

 

Vimos por este meio informar que se encontra disponível on-line a edição de junho do Boletim Municipal objetivando a partilha sobre a atividade da Câmara Municipal de Aveiro nos últimos meses. Esta edição conta com um “Especial Feriado Municipal” de 24 páginas.

Consulte a publicação nos links:

https://www.cm-aveiro.pt/municipio/comunicacao/publicacoes-municipais/boletim-municipal

https://issuu.com/municipiodeaveiro/docs/bmed21_weblght

Especial Feriado Municipal:

https://issuu.com/municipiodeaveiro/docs/bm_especialfm_f

AVANÇA A REQUALIFICAÇÃO DA ENVOLVENTE AO CEMITÉRIO SUL DE AVEIRO

Tem início nos próximos dias a obra de qualificação da Rua de São Martinho, Praça Dr. Ferreira Soares e Rua Aires Barbosa, junto ao Cemitério Sul de Aveiro, a cargo da empresa Henriques, Fernandes & Neto, S.A., num investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 142.023,66€.

Vamos qualificar a zona de estacionamento e das caldeiras das árvores e dos passeios, bem como reabilitar o parque arbóreo local. Na Praça Dr. Ferreira Soares, (em frente ao Cemitério Sul) será reorganizado o estacionamento e as zonas verdes.

A obra irá tratar também da renovação do pavimento e do mobiliário urbano, organizar os locais para a deposição dos resíduos e cuidar das infraestruturas de águas pluviais. Será também dada continuidade ao trajeto ciclável entre a Estação da CP e a Universidade de Aveiro, promovendo as acessibilidades para peões e cidadãos de mobilidade reduzida, com o rebaixamento do lancil e colocação de pavimento tátil nas zonas das passadeiras.

Condicionamentos ao estacionamento

Devido à obra, esta zona de estacionamento automóvel está a partir de hoje vedada ao estacionamento automóvel durante o período de execução dos trabalhos, motivo pelo qual pedimos a melhor colaboração e compreensão dos nossos concidadãos.

 DEMOLIDO IMÓVEL PARA MELHORIA DAS ACESSIBILIDADES AO CENTRO COMERCIAL GLICÍNIAS

No âmbito do protocolo entre a Câmara Municipal de Aveiro e a Vougainest, para melhoria de acessibilidades ao Centro Comercial Glicínias, foi esta quarta-feira, 09 de junho, demolido um imóvel, no cruzamento da Rua Direita de Aradas com a Rua dos Eucaliptos e a Rua Eng. Carlos Boia para permitir a construção de uma nova rotunda nesta zona de acesso ao Centro Comercial e a execução da malha viária envolvente do lado nascente do Centro Comercial.

A CMA está também a trabalhar em cooperação com a E-Redes (antiga EDP Distribuição) para enterrar as linhas de tensão que estão associados ao poste existente.

O protocolo entre a CMA e a Vougainvest que vai permitir o licenciamento da ampliação do Glicínias Plaza, está em plena execução e corresponde uma operação da empresa de um valor estimado de cerca de 1,5 milhões de euros, sendo que algumas das suas peças já se encontra concluídas e que aqui recordamos:

- Em Execução: alargamento do tabuleiro da Avenida Europa na passagem superior sobre a Linha do Norte (ferrovia), com ligação em três faixas em cada sentido do trânsito na ligação entre o cruzamento da Estrada de São Bernardo junto ao Pingo Doce e a Rotunda do Eucalipto / das Glicínias, sobre a Avenida Europa, com atravessamento inferior para peões e bicicletas, no viaduto da Linha do Norte;

- Concluído: reestruturação do cruzamento da Avenida Europa com a EN235, de forma a permitir que o tráfego que entra na EN109 vindo da EN235 e se dirige para Norte, possa entrar diretamente no túnel, retirando-o da circulação na Rotunda do Eucalipto / das Glicínias;

- Concluído: reestruturação do eixo de ligação entre a Rotunda do Eucalipto / das Glicínias e a Rotunda localizada à frente da entrada principal do Centro Comercial, assim como criação de um novo acesso de entrada na área do loteamento no sentido sul/norte entre a Rotunda do Eucalipto / das Glicínias e a Linha do Norte;

- A realizar: intervenções de construção de uma Rotunda na Rua Direita de Aradas e a execução da malha viária envolvente do lado nascente do Centro Comercial, com construção e qualificação da rede viária de ligação à Passagem Superior sobre a Linha do Norte junto à EB 2,3 de São Bernardo.

A Zona das Glicínias constitui uma das centralidades mais fortes da cidade, tanto pela zona habitacional que aloja, como pela Grande Superfície e Centro Comercial que exerce grande atratividade, como ainda pela proximidade de equipamentos estruturantes como o Campus da Universidade de Aveiro, o Hospital e o Centro de Saúde, ou as Escolas Secundárias José Estevão e Mário Sacramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário