quarta-feira, 9 de junho de 2021

CHUA | Hospitalização domiciliária

Centro Hospitalar do Algarve abre unidade em Portimão.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) abriu a unidade de hospitalização domiciliária de Portimão, um serviço alternativo ao internamento convencional para doentes cuja assistência médica pode ser prestada em ambiente familiar.

A unidade, que numa primeira fase vai servir Portimão e Lagos, é a segunda a funcionar no Algarve, com assistência domiciliária a funcionar 24 horas por dia, apoio médico e de enfermagem em permanência, ou em prevenção, assegurados por uma equipa multidisciplinar de 15 profissionais.

Inicialmente, a Unidade de Hospitalização Diária de Portimão terá uma lotação máxima para cinco doentes, mas os responsáveis do CHUA preveem aumentar a capacidade a médio prazo.

De acordo com o CHUA, o objetivo será, também, vir a implementar um sistema de telemonitorização para permitir uma vigilância mais direta aos doentes no domicílio.

Segundo o médico especialista de Medicina Interna e coordenador do projeto, Nuno Vieira, a vantagem da hospitalização domiciliária “é a de que o doente está no seu domicílio, num ambiente no qual se reduzem os riscos de infeção hospitalar, resultando numa recuperação melhor e mais rápida”.

Nuno Vieira destacou ainda as vantagens do modelo “em termos de segurança do tratamento, onde é definido um plano individual para cada pessoa”, bem como, para a diminuição das taxas de internamento hospitalar.

A Presidente do Conselho de Administração do CHUA, Ana Castro, relembrou que a Unidade de Faro, já começou a funcionar há três anos, tendo já prestado “assistência a internamentos domiciliários a 333 doentes”. “A ideia é aumentar este serviço como alternativa ao internamento convencional, proporcionando, aos doentes e familiares, uma maior tranquilidade e uma recuperação na própria casa, onde têm as suas referências pessoais”, afirmou.

Visite:

CHUA – http://www.chualgarve.min-saude.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário