sábado, 3 de julho de 2021

“Assembleia das Crianças”, promovida pelo Projeto ADN da Associação Fernão Mendes Pinto

A Associação Fernão Mendes Pinto, entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública, sediada em Montemor-o-Velho é a entidade promotora do Projeto ADN - Ativar Direitos dos mais Nov@s, financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (EEA Grants - países financiadores Islândia, Liechtenstein e Noruega).

O Projeto ADN - Ativar Direitos dos mais Nov@s é um projeto de Educação para a Cidadania a decorrer de março de 2019 a junho de 2022, que atua junto de crianças e jovens, profissionais, cuidadores/as e membros da Comunidade, centrado na necessidade de ver cumpridas as Diretivas Internacionais e Nacionais para a promoção dos Direitos da Criança em todos os sistemas de Promoção e Proteção da Criança e Jovem.

A implementação de um Programa Piloto de Promoção dos Direitos da Criança, designado por Programa +Cidadania +Direitos +Participação é uma das atividades do Projeto ADN. Este Programa, previsto para dois anos letivos, iniciou em setembro de 2019 com um grupo de crianças de 3.º ano de escolaridade da Escola Básica do Viso do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz e, até ao momento, tem trabalhado conceitos de Participação Cívica, Comunidade, Direitos Humanos e da Criança, com recurso a experiências e metodologias informais de aprendizagem. O grupo tem desenvolvido várias atividades, tais como a construção de
um Mural dos Direitos Humanos, construção de Postais de Natal com uma mensagem de Não-Violência, Participação em Reunião de Câmara da Figueira da Foz, na qual foi dado espaço às crianças para apresentarem algumas propostas de melhoria da sua comunidade.

A iniciativa cívica Assembleia das Crianças vai realizar-se no dia 6 de julho, pelas 14h30, no edifício da Assembleia Figueirense e estarão presentes alguns membros da Assembleia Municipal.

O Programa +Cidadania +Direitos +Participação termina no dia 6 de julho com uma iniciativa cívica designada de Assembleia das Crianças, que tem vindo a ser preparada ao longo de todo o Programa e, principalmente, no último período. 

Esta atividade é uma forma das crianças espelharem a sua Opinião e participarem ativamente na melhoria da sua comunidade. 

Esta atividade é da maior importância para a consolidação de aprendizagens e uma oportunidade única de exercerem o seu Direito à Opinião e Participação, previsto na Convenção dos Direitos da Criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário