sábado, 3 de julho de 2021

Marinha Grande | ANIMAÇÃO DE VERÃO NAS PRAIAS


A Praia da Vieira e São Pedro de Moel recebem espetáculos, que vão decorrer durante os meses de julho a setembro, com o objetivo de proporcionar animação cultural à população e aos veraneantes que visitam o concelho.

A programação é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com a parceria da PROTUR - Associação para o Turismo, Paróquia de Vieira de Leiria (Capela da Praia), Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e Biblioteca de Instrução e Recreio.

A presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, refere que “dado que continuamos a viver em contexto de pandemia, voltámos a organizar atividades que permitem a realização de eventos, com total segurança para artistas e público”. Até setembro, “vamos apresentar um cartaz muito variado de artistas e opções culturais. Mais uma vez, optámos por apostar em muitas atividades itinerantes e ao ar livre, de modo a evitarmos a concentração de público e proporcionarmos animação ao maior número possível de pessoas”, acrescenta a presidente.

Devido à atual situação epidemiológica, o programa da época balnear poderá sofrer alterações ou ser cancelado. A programação das atividades foi efetuada em conformidade com as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente no que se refere às regras de distanciamento físico e proteção individual. Por motivos imprevistos a programação das atividades poderá sofrer eventuais alterações ou atualizações.
A programação cultural para o mês de julho de 2021 é a seguinte:

PRAIA DA VIEIRA

10 de julho
Abertura da Época Balnear

09h00 às 12h00
ROTEIRO DE ARTE XÁVEGA
Ponto de Encontro - Largo dos Pescadores na Praia da Vieira junto ao barco
Passeio até à lota com visualização da arte xávega caso os pescadores se encontrem na faina, do espaço onde guardam os apetrechos da pesca e explicação de algumas particularidades desta arte.
Roteiro de Arte Urbana com visualização das 6 intervenções efetuadas em maio de 2021.
Visita à Capela da Praia única no seu estilo.
Possibilidade de passeio de barco no Rio Lis.
Iniciativa inserida na AR&PA - Bienal Ibérica do Património Cultural.
Programação restrita aos participantes no concurso, mediante inscrição prévia através de geral@gerador.eu (assunto "Inscrição InstaHeritage”). As inscrições serão consideradas por ordem de chegada.
Org.: AR&PA
Apoio: CMMG

10h00 . "Espaço CulturAvieira - Oficina de Artes”
Inauguração da exposição "Os Avieiros - A família, a habitação, a pesca, a fé"

10h30 . Circuito de Arte Urbana - Zona Sul da Praia da Vieira
Atividades realizadas no âmbito das Comemorações de Elevação da Vieira a Vila
Org.: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
Apoio: CMMG

18h00-21h00 . Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com a Banda Original Bandalheira
Org.: CMMG

21h30 . Passagem pelas várias ruas da Praia da Vieira
Música em Movimento - PitLane Band convida Vânia Gonçalves
Org.: CMMG

17 de julho

18h00-21h00 . Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com os Peña Kalimotxo
Org.: CMMG

21h00 . Biblioteca de Instrução e Recreio (Largo 1º de Maio)
Inauguração da Exposição “Gente da Praia”
Exposição fotográfica e de artesanato
Aberta ao público todos os dias das 21h30 às 23h00
Org: BIR

21h30 . Passagem pelas várias ruas da Praia da Vieira
Música em Movimento - PitLane Band convida Manuel Coelho
Org.: CMMG
 
24 de julho

18h00-21h00 . Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com a banda Ruído à Portuguesa
Org.: CMMG

21h30 . Passagem pelas várias ruas da Praia da Vieira
Música em Movimento - PitLane Band convida Elsa Gomes
Org.: CMMG

31 de julho
18h00-21h00 . Avenida dos Pescadores/Marginal/Rua da Boavista
Animação de rua itinerante com a banda Funk You Brass Band
Org.: CMMG

SÃO PEDRO DE MOEL

De 01 de julho a 31 de agosto - Incluindo feriados
Casa-Museu Afonso Lopes Vieira (Rua Dr. Adolfo Leitão)
Aberta de terça a domingo - das 15h00 às 21h00
Org: CMMG

01 a 15 julho
Posto de Turismo - Exposição “Transparência Orgânica” | Susana Ramalho
As obras expostas resultam da manipulação do vidro, com várias técnicas (a quente e frio), onde a essência da forma busca os elementos orgânicos da região envolvente, s. Pedro de Moel, da sua fauna e flora.
Org.: Protur
Apoio: CMMG

02 julho a 27 agosto
Posto de Turismo - Contos com Arte | Vanda Furtado Magalhães
Vão abrir um espaço onde escritores e ilustradores vão partilhar o seu saber e as suas experiências. E como as conversas são como as cerejas... seguimos para o “Era uma vez...”. Decorrerá todas as sextas-feiras, à exceção durante o festival Afonso Lopes Vieira que decorrerá no jardim do Vale (dias 20, 21 e 22).
Org: Protur
Apoio: CMMG

3 de julho
Palco Jardim
22h00 . MadFlirt
Banda local, composta por Ricardo Santos e Nuno Gonçalves que se deixam influenciar pelas experiências que têm tido ao longo dos anos em várias áreas musicais que vão do jazz e dos blues até ao rock e à eletrónica, fundindo-as assim numa sonoridade multicolor e espontânea que definem como electrorganic pop.
Org: Protur
Apoio: CMMG

23h00 . Ana Santo
Artista local, cantora, compositora, professora de canto e artista plástica. Em 2009, integra o projeto A Caruma, editando 2 álbuns que mereceram grande notoriedade nas principais estações de rádio e televisão nacionais. Ana Santo apresenta agora o seu primeiro trabalho “Rebirth” em nome próprio e conta com a produção de Nuno Rancho e também com a participação de Adelino Oliveira nas guitarras e arranjos e de Bruno Julião na bateria.
Org: Protur
Apoio: CMMG

10 de julho
Palco Jardim
22h00 . The Mancines
Mancines é aquilo a que o dia-a-dia das nossas vidas deveria soar, se estas tivessem banda sonora. Coimbra, 2014. A cidade vê nascer um novo projecto musical. As vozes de Raquel Ralha (Wraygunn, Belle Chase Hotel, Azembla’s Quartet, The Twist Connection) e Toni Fortuna (d3o, Tédio Boys, M’as Foice) juntam-se a Pedro Renato (Belle Chase Hotel, Azembla’s Quartet) e Gonçalo Rui (produtor musical e guitarrista) para uma viagem cinematográfica, sem guia turístico, pelas bandas sonoras dos anos 60 e 70.
Org: Protur
Apoio: CMMG

16 julho a 29 julho
Posto de Turismo - Crossing Continents | Ana Sílvia Malhado
Org: Protur
Apoio: Câmara Municipal Marinha Grande

17 de julho . 11h00
Local a definir oportunamente
Concerto para Bebés “Bebés que voam” - Solista convidado Daniel Reis (hang)
Sinopse |
Boing!
Bóóóóóiiiing!
Bing bang dadeidu Bonnng
Existem discos voadores, discos soadores, e discos sonhadores. O Daniel toca os 3. Ficam ali redondinhos no meio dos bebés, e são acariciados com mãos que também sonham e ajudam a sonhar. Parece que os hangs vão levantar voo, mas são mesmo os bebés que por eles gatinham e nos oferecem bailes suaves e estrelares.
Bling Blang Boiiiing
Duga Dega Doiiiiiing
Bábá

Ficha artística:
Alberto Roque – saxofone barítono
José Lopes – saxofones alto e soprano
Pedro Santos – acordeão
Inesa Markava – voz e movimento
Isabel Catarino – voz
Paulo Lameiro – voz e direção
Daniel Reis – solista convidado, hang
Produção - Musicalmente
Fotografia – Joaquim Dâmaso
Classificação Etária:
Duração: 45 minutos
Participação gratuita sujeita a inscrição prévia por email para o endereço: teatro.stephens@cm-mgrande.pt devido à logística associada à realização do Concerto ao ar livre. No email devem indicar nome, número de participantes e respetivas idades.

17 de julho
Palco Jardim
22h00 . Cistermúsica 
Projeto Remember Jobim
O projeto “Remember Jobim” nasce em 2019 a propósito do 25º aniversário da morte de Tom Jobim. “Remember Jobim” pretende homenagear Tom Jobim e o seu legado musical, conferindo às suas composições uma roupagem mais jazzística e criando espaço para a improvisação. Fazem parte do seu reportório temas como “Retrato a Preto e Branco”, “Imagina”, “Desafinado”, “A Felicidade”, “Chega de Saudade”, “Samba do Avião”, “Por Causa de Vocês”, entre outros.
Org: CMMG
Apoio: Protur

24 de julho
Palco Jardim
22h00 . Flávio Torres
Músico, cantautor e produtor, Flávio Torres trabalha na área musical desde 1995 (folk, blues, rock, world). Após participações em diversos projetos e com vários discos editados, Flávio Torres editou em 2012, o seu primeiro trabalho a solo, "Canções de Bolso", um disco acústico numa vertente com sonoridades de raiz que vão desde ambientes tradicionais ao folk, pop e blues. 2020 é o ano do novo trabalho "Sinopse" um novo caminho para descobrirem ao vivo.

23h00 . Daniel Catarino Trio
Daniel Catarino é um cantautor alentejano que alia canções orelhudas a letras fora do comum, em que aborda os paradoxos da humanidade num equilíbrio entre a frieza analítica e o calor poético. Após uma boa reacção a “Sangue Quente Sangue Frio”, disco editado em 2019 que levou o seu trio a palcos por todo o país, regressa em 2021 com "Isolamento Voluntário?", um álbum feito durante e sobre o confinamento, em que as palavras aguçadas e certeiras se voltam a destacar.
Org: Protur
Apoio: CMMG

24 e 31 julho
Posto de Turismo - Atelier “Tricotando” | Ivone & Lídia
Org: Protur
Apoio: CMMG

Palco Jardim
22h00 . Nuno Rancho
Nuno Rancho é um cantautor e produtor Leiriense com vários projetos musicais editados, desde o seu projeto a solo, Team Maria, Bússola, Few Finger e Jerónimo, passando pelo indie, folk e electrónica.  Durante o período de confinamento, todos os domingos lançava um conjunto de canções que ia compondo durante a semana, com direito a colaborações remotas.  

23h00 - Eigreen
Eigreen é um projecto musical de Francisco Frutuoso que ficou no baú durante 7 anos. As suas composições vão desde o registo acústico ao trip-hop, passando pelo indie rock, jazz e downtempo. “It’s On” foi o primeiro tema divulgado e marcou presença no disco Novos Talentos Fnac 2020, estando programado o lançamento do álbum de estreia para este ano.
Org: Protur

Apoio: CMMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário