segunda-feira, 5 de julho de 2021

Celorico da Beira | II Roteiro sensorial


No âmbito do projeto “Viver ao Vivo, Com Tempo no Centro” que agrega numa rede de itinerância cultural os municípios de Sardoal, Castanheira de Pera e Celorico da Beira, sob orientação artística da também parceira, Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne”, vai realizar-se nos próximos dias 10 e 11 de julho, o II Roteiro Sensorial, em Linhares da Beira e Celorico.
Música, arte, cultura, património e gastronomia vão estar em destaque durante dois dias, numa iniciativa marcadamente cultural, que potenciará e impulsionará o turismo e a economia local, bem como, valorizará e projetará, no país e além fronteiras, o município de Celorico da Beira.

A abertura do evento ocorrerá dia 10 de julho (sábado), no castelo da Aldeia Histórica de Linhares da Beira com um recital de piano dedicado à obra “Quadros de uma exposição”, da autoria do compositor russo Mússorgsky. Seguidamente, terá lugar uma exposição de artes visuais composta por novas versões de quadros originais, inspirados na música de Mússorgsky. A singularidade desta exposição reside no facto das obras estarem espalhadas pela aldeia, arrastando o público a visitar outros edificados de interesse da aldeia, numa espécie de caça ao tesouro.

O segundo dia do Roteiro (domingo), será preenchido com atividades dedicadas ao património. Assim, durante a manhã está prevista uma caminhada no troço dos “Caminhos de Santiago” que passa por Celorico da Beira, e uma visita à Necrópole de São Gens. À tarde terá lugar um workshop de desenho.

O evento encerra em Linhares da Beira com um concerto de piano e canto na igreja de Nossa Senhora da Assunção (Séc. XII), que será gravado para a posteridade.

As atividades programadas para os três municípios decorrerão, quase todas ao ar livre e, em conformidade, com as regras impostas pela DGS no quadro da pandemia.

Para consultar a Programação detalhada ou mais informações sobre o Projeto, por favor, aceda aos sites dos três municípios ou aos links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário