segunda-feira, 5 de julho de 2021

Dádiva de sangue em Nisa


Pela primeira vez teve lugar uma colheita de sangue no novíssimo centro de saúde de Nisa. E as diferenças são muitas relativamente às antigas instalações degradadas e que serviram de hospital durante muitos anos. Pois a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – conjuntamente com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA efetuaram uma brigada em terras nizorras.
Eventuais dadores foram contabilizados 23, dos quais 11 mulheres (47,8 %). Uma vez avaliados os presentes em termos das suas condições de saúde, só foi possível materializar em Nisa 14 unidades de sangue total (60,9 % dos inscritos). Ao que sabemos, a vacinação recente contra o Covid 19 foi a grande responsável por alguns voluntários nem se terem apresentado no local da colheita e de outros não terem passado na avaliação clínica que antecede a dádiva (pessoas vacinadas têm de aguardar um período antes de uma doação). E tal facto já se repetiu noutras colheitas.
Contudo, dois jovens doaram sangue pela primeira vez. Em termos do Registo Português de Dadores de Medula Óssea, concretizou-se uma inscrição.
Dada a situação de risco com que nos deparamos, o calendário das brigadas da ADBSP poderão ter de ser ajustadas. Assim sugerimos que se vá informando em: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/


JR

Nenhum comentário:

Postar um comentário