quinta-feira, 8 de julho de 2021

MUNICÍPIO DE SILVES INICIA RECOLHA SELETIVA DE RESÌDUOS ALIMENTARES NA RESTAURAÇÃO


Iniciou-se hoje, dia 07 de julho, em Silves e Armação de Pêra a operação de recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos) ao setor comercial. Esta iniciativa que integra a campanha “Lixo Zero Ambiente 100”, pretende colocar “Silves a Valorizar da Serra ao Mar”.

Este projeto em fase experimental é pioneiro na região do Algarve e constitui um importante passo no cumprimento do objetivo ambiental que passa pela correta gestão de biorresíduos, até ao final de 2023, em todo o país. Durante os últimos dias foram distribuídos os equipamentos e enviada a informação necessária para o cumprimento das normas de separação e entrega dos resíduos.

A recolha seletiva de resíduos alimentares aos estabelecimentos, inicialmente cerca de 100 restaurantes e cafés – canal HORECA - está a ser implementada de forma gradual no concelho de Silves com recurso a contentores e baldes próprios para este tipo de resíduos. O setor da restauração será assim beneficiado com circuito dedicado e recolha porta-a-porta com baldes (23 litros) e contentores próprios (120 litros), devidamente identificados (tecnologia RFID) e concebidos para armazenar resíduos deste tipo. Este investimento da Câmara Municipal de Silves permitirá maior salubridade ao espaço urbano, evitando que os contentores de indiferenciados sejam sobrecarregados com resíduos alimentares.

Gradualmente espera-se a adesão de mais estabelecimentos produtores de biorresíduos até que todo o concelho seja coberto pela recolha seletiva. O produto deste esforço de recolha seletiva reverte para a economia da região com a produção de um composto de qualidade (fertilizante natural) e desvio de resíduos de Aterro.

A operação insere-se no âmbito de uma candidatura financiada pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário