quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Desigual lança concurso para startups através de programa Awesome Lab, em colaboração com a Plug and Play

 

 A empresa torna-se a primeira marca de moda espanhola a lançar um acelerador para promover a implementação de soluções inovadoras e cultura de inovação dentro da organização

Com o objetivo de procurar novos talentos a nível internacional, o Awesome Lab lançou um concurso para Startups, com 10 desafios relacionados com design, desenvolvimento de produtos e relacionamento com o cliente. As inscrições estão abertas até ao dia 15 de setembro

.Esta iniciativa faz parte do compromisso estratégico da empresa em fazer da colaboração um pilar fundamental para incorporar criatividade e inovação

 

4 de agosto de 2021 - A Desigual acaba de lançar o Awesome Lab, um acelerador de Startups com âmbito internacional e o primeiro a ser apoiado por uma marca de moda na Espanha, em colaboração com a plataforma de inovação Plug and Play. Com esta iniciativa, a marca de moda impulsionará o desenvolvimento de soluções tecnológicas que respondam aos maiores desafios da indústria da moda, através de um modelo de inovação aberta que lhe permitirá promover uma cultura de inovação no seio da empresa.

Para acompanhar o lançamento do Awesome Lab, a Desigual criou um concurso para Startups que tenham interesse em participar no acelerador. O concurso é a nível internacional e inclui cerca de 10 desafios relacionados com o design e o desenvolvimento de produtos, bem como o relacionamento com o cliente. Todas as empresas emergentes interessadas poderão enviar as suas candidaturas até 15 de setembro.

Espera-se que o Plug and Play selecione cerca de 150 startups como candidatas a aderir ao programa. Para serem selecionados, os candidatos devem responder a esses desafios com soluções inovadoras. As propostas serão avaliadas por um painel formado por membros do Comité Diretivo da Desigual, atores de destaque no setor, especialistas em Plug and Play e o próprio fundador da marca de moda espanhola, Thomas Meyer.

 

Um projeto de inovação para a indústria da moda

Awesome Lab é um programa de aceleração que irá apoiar as startups selecionadas com potencial destacado através da consultoria e da disponibilização de recursos e ferramentas, potenciando o seu crescimento e o desenvolvimento de soluções essenciais para a transformação do setor. Além de ter um papel ativo no apoio às startups escolhidas, a Desigual também vai envolver o departamento de Inovação Digital e profissionais de várias áreas no processo de avaliação e seleção.

O lançamento do Awesome Lab representa o compromisso da Desigual com a inovação digital e com o aumento do fluxo de conhecimento e ideias para identificar oportunidades e implementar respostas rapidamente. Para conseguir isso, a empresa fez parceria com a Plug and Play, uma plataforma de inovação líder mundial, que tem investido em empresas como a Dropbox e a PayPal, e cuja missão é conectar as tecnologias mais inovadoras criadas por startups com grandes organizações.

Como explicou o Diretor Executivo da Desigual, Alberto Ojinaga, “Desde o início, estamos comprometidos com a inovação: uma característica inerente à Desigual e essencial para nos transformarmos como empresa. Agora estamos a lançar as bases para uma Desigual aberta, através da qual realizaremos uma de nossas ambições: Tornar a Desigual numa empresa que traduz a colaboração em um recurso competitivo chave e diferenciador. O lançamento deste acelerador marca o início de uma nova etapa de crescimento.”

“Em 2019, demos o primeiro passo ao nos comprometermos com a colaboração de artistas e designers na criação de nossas coleções. Com esta iniciativa, queremos dar um passo à frente e promover um modelo de inovação que nos permita incorporar o espírito criativo e empreendedor que está para além da nossa organização e aproximarmo-nos das startups numa fase inicial para que as suas soluções tecnológicas possam ser implementadas de forma mais estratégica no nosso próprio negócio”, acrescentou Ojinaga.

 

Parceria em nome da inovação

Seena Amidi, diretora-gerente e co-diretora da Plug and Play EMEA, afirma que estão “maravilhados” por poder trabalhar ao lado da Desigual. “Esta empresa é um dos players mais proeminentes da moda espanhola e está perfeitamente alinhada com a nossa missão de criar um futuro mais inteligente. Acreditamos que o seu ADN inovador e criativo, a relevância da marca e o seu compromisso em impulsionar a inovação aberta dentro do setor irão sustentar o que será uma colaboração de sucesso.”

“Na Plug and Play acreditamos verdadeiramente no potencial do Awesome Lab e estamos confiantes de que esta colaboração com a Desigual irá impulsionar profundamente a inovação no setor da moda”, acrescenta Jaime de Borbón Dos Sicilias, diretor da Plug and Play Espanha. “Além disso, este projeto conjunto ajuda-nos a dar mais um passo para consolidar a nossa presença em Barcelona, que já desponta como um polo internacional de inovação.”

Paralelamente ao programa de aceleração, será montado um dispositivo de aplicação financeira para identificar as startups que a empresa selecionará para investir.

“Decidimos fazer parceria com a Plug and Play devido à sua expertise internacional, reputação no mercado, ecossistema de inovação, e por ter um modelo altamente colaborativo que corresponde à nossa filosofia”, explicou Javier Fernández, chefe de Inovação Tecnológica da Desigual .

“Com esta iniciativa será mais fácil para as startups desenvolverem soluções que se adaptem melhor às necessidades dos modelos de negócios atualmente dominantes e integrá-los em estágios iniciais. Para isso, vão contar com recursos que vão desde a consultoria até ao treinamento e financiamento”, destacou Javier Fernández.

O painel deve selecionar entre cinco e sete projetos para aderir ao programa de aceleração, que terá início em setembro e terá duração de seis a nove meses. Ao longo do programa, as startups receberão treinamento e apoio de mentores internos, funcionários da própria empresa, além de mentores externos, entre especialistas e empreendedores de sucesso. As startups também vão contar com recursos e vantagens para ajudá-las a lançar o seu projeto, como financiamento, acesso à sede da Desigual em Barcelona, materiais, principais contatos e uma rede de fornecedores e serviços de logística, de acordo com as necessidades de cada companhia.

Dois tipos de eventos serão realizados como parte da programação: Demo Day, que servirá como ponto de encontro de investidores e startups participantes da aceleradora, e Innovation Day, um espaço de reflexão e discussão sobre inovação com a participação de especialistas do setor.

Mais informações em: www.plugandplaytechcenter.com/retail/desigual-awesome-lab/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário