terça-feira, 14 de setembro de 2021

ESPAÇO C3D – MAKERSPACE COVILHÃ JÁ EM FUNCIONAMENTO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL


A Biblioteca Pública é um espaço de saber fazer, de inovação e conhecimento, de recolha e preservação de memória local. É um espaço onde se trabalha junto a outros, onde se experimenta, joga e aprende, transforma-se em espaço de aprendizagem e de relação com a comunidade.
Com base nestas premissas, foi ontem apresentado ao Diretores de Escolas e Agrupamentos da Covilhã, o Espaço C3D – Makerspace Covilhã, na Biblioteca Municipal, que terá como principais pilares a criatividade e a inovação, a apropriação da identidade local, a criação e a difusão do conhecimento. Este espaço nasce porque temos agentes locais que trabalham continuamente para o desenvolvimento da criatividade aliada à identidade e à inovação, como são exemplo o New Hand Lab, a Wool, o Atelier do Burel e o Cinco Atelier.

Os objetivos do Espaço C3D passam por três pontos fulcrais, respetivamente o Ensino, o Design e a Inclusão Social.

Através destas linhas orientadoras conseguir-se-á promover a capacidade de raciocínio e reflexão, o espírito critico, o sentimento de pertença da identidade e património, o debate de ideias de cidadania ativa com base na educação não formal e também despertar o interesse pelo espírito estético e histórico-cultural através de aprendizagens diferenciadoras, da literacia de conhecimentos de arte, aliando a criatividade à inovação e ao empreendedorismo.

Este projeto foi pensado e estará disponível para toda a comunidade escolar, onde serão desenvolvidas oficinas e formação para crianças e jovens, famílias com filhos em idade escolar e para professores e educadores. O C3D, como forma de inclusão social, apoiará também crianças e jovens com necessidades educativas especiais através do Plano para o desenvolvimento Cognitivo e Criativo, em parceria com o Espaço dos Sentidos, também implementado na Biblioteca Municipal da Covilhã.

Tendo por base a lógica do movimento MAKER e o impulso da candidatura do município da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO, foram delineadas algumas estratégias a aplicar e também estratégias a alcançar com o Espaço C3D, tais como:

Promover a técnica de aprender fazendo (Learning by doing)
Criar oficinas de trabalho
Promover o trabalho em grupo
Aumentar a Promoção de jovens artistas
Fomentar a Discussão de ideias (Brainstorming)
Oportunidade de criação de Residências artísticas

Só assim somos capazes de fazer nascer um novo espaço onde é possível “Questionar para criar!” e “aprender a brincar e criar juntos, para viver juntos!”.

Um novo espaço para despertar, estimular e criar. Despertar para a importância do património, identidade e memória local. Estimular capacidades e conhecimentos para a sustentabilidade e inovação. E criar tudo quanto queiramos, pois basta querer para fazer acontecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário