terça-feira, 26 de outubro de 2021

Crónica Postal | OS “REIZINHOS”


Uma caricatura às vezes diz mais do que mil palavras. Esta que vi, faz uns leitura confrangedora, mas, provavelmente, muito próxima da realidade. Dois pais de joelhos perante o filho, sentado num trono, com uma coroa. Dizia “reizinho”. E os pais aconselhavam-se: “não digas nada que o contrarie”.

A moda está para aí virada. Se não se fizer a vontade à criança esta fica desmotivada. Pode não comer, não querer ir à escola, etc. O melhor é fazer a vontade

Nós fazíamos birra quando não nos davam o que queríamos. Mas, as mais das vezes, ou quase todas, de nada valia. Hoje, as birras mantém-se. A consequência é que é diferente. As mais das vezes, os adultos cedem à vontade da criança. Com a máxima de que não se pode contrariar. Também há muitos bons educadores a defender que não se pode dizer-lhes que a vida é cheia de contrariedades. Quase parece que queremos ensinar as nossas crianças a fazerem como a avestruz. Ignorar o problema. Mas, bem sabemos que esconder a cabeça na areia não o resolve. Agrava-o!

A incapacidade dos pais modernos de contrariarem os filhos está a criar uma geração de tiranos. Impor barreiras dói, negar algo custa, mas é uma forma de amar. É uma prenda que se dá aos filhos e que lhes assegura uma entrada firme no mundo real". O conselho vem de uma psicoterapeuta infantil de mérito internacional (Asha Philipine).

Não” é uma palavra que as crianças e jovens tem que aprender a respeitar. Porque a vida vai dizer-lhes “não” muitas vezes!

EDUARDO COSTA, Jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional


Nenhum comentário:

Postar um comentário