terça-feira, 26 de outubro de 2021

Livros | A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas


O crescimento demográfico global, a concentração da população em áreas urbanas e o crescimento insustentável do consumo têm levado a um aumento da pegada ecológica sem precedentes. Ciente dos impactos devastadores que essas práticas têm vindo a causar na saúde planetária, Jorge Cristino, gestor público na área do ambiente, apresenta, no livro A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas, uma abordagem original da crise climática centrada no papel das cidades. Segundo o autor, serão elas, através da governança e da cooperação multinível, a contribuir para o desenvolvimento sustentável e a travar a crise climática. Com prefácio de João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Acção Climática, e posfácio de Francisco Ferreira, presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas chega à rede livreira nacional no próximo dia 2 de Novembro, numa edição Guerra e Paz com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da iniciativa Lisboa Capital Verde Europeia 2020, da Comissão Europeia. A sessão de lançamento está marcada para o dia 3 de Novembro, pelas 18h30, no espaço do Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa.

Em 2014, a população urbana global atingiu cerca de 4 mil milhões de pessoas, prevendo-se mais 2,5 mil milhões até 2050. As áreas urbanas geram mais de 75 % do PIB global, mas também cerca de 75 % das emissões de carbono. Para responder a este crescimento insustentável, que nos conduziu a uma grave crise ambiental, as organizações internacionais têm vindo a definir estratégias, agendas e metas para o clima, como os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, o Acordo de Paris, a Nova Agenda Urbana ou o novo Green Deal.

Segundo Jorge Cristino, cabe cada vez mais às cidades o papel de implementar acções e medidas que contribuam para o êxito da saúde planetária e que envolvam mais as comunidades, através da cooperação multilateral e do trabalho em rede ao nível internacional, transnacional e intergovernamental. Agora, o gestor público na área do ambiente, apresenta A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas, uma abordagem original da crise climática, centrada no papel dos grandes centros urbanos, e que resulta de uma ampla investigação. Nele, o autor analisa, recorrendo a gráficos e esquemas, os problemas de sustentabilidade do planeta, o caminho que tem sido feito e o que podemos e devemos fazer num futuro próximo para salvar o planeta.

Segundo João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Acção Climática, que prefacia a obra, «o esforço que nos é pedido é imenso e obriga a mudar comportamentos e atitudes, muito para além de assumir compromissos». Saudando a obra de Jorge Cristino, o governante acrescenta ainda que este livro tem «inúmeras pistas para a aculturação do selvagem que há em cada um de nós. Já que não nascemos "bons", pode ser que nos consigamos transformar para melhor.»

A obra foi já recomendada pelo prémio Nobel da Paz Mohan Munasinghe. O físico, engenheiro e economista, antigo vice-presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas, afirma que a abordagem prática de governança multinível e cooperação que o autor propõe será «um passo importante no caminho do crescimento verde inclusivo e equilibrado (BIGG) para o desenvolvimento sustentável», ao «gerir a maré crescente de urbanização, construindo cidades mais sustentáveis e resilientes».

O trabalho de Jorge Cristino foi também aplaudido pelos professores universitários, especialistas em biogeografia, João Ferrão, que o considerou «notável, rigoroso e inspirador»; Miguel Bastos Araújo, que diz que este «será útil para estudantes e profissionais envolvidos na discussão de soluções para um dos problemas centrais do século XXI»; e Helena Freitas, que afirma que «a governação, o planeamento e a gestão da cidade tornaram-se essenciais para assegurar um futuro sustentável; um desafio complexo, que o autor aborda com profundidade e entusiasmo».

E ainda por Francisco Ferreira, presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, que, no posfácio da obra, reconhece a importância futura das propostas apresentadas por Jorge Cristino. «A humanidade […] pode e deve, como o livro esclarece e orienta, fundamentar‑se num novo olhar inspirado pela antecipação e pela firmeza em actuarmos para assegurar um melhor futuro comum, com melhor bem‑estar e qualidade de vida para todas e todos.»

A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas estará disponível, a partir do próximo dia 2 de Novembro, na rede livreira nacional, numa edição Guerra e Paz, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da iniciativa Lisboa Capital Verde Europeia 2020, da Comissão Europeia. O livro poderá ainda ser adquirido através do site da editora. A sessão de lançamento está marcada para o dia 3 de Novembro, pelas 18h30, no espaço do Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa. O evento contará com a participação do autor, a apresentação de José Sá Fernandes, ex-vereador da Câmara Municipal de Lisboa, e a presença de João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Acção Climática, e de Francisco Ferreira, presidente da ZERO.

A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas
Jorge Cristino
Não-Ficção / Sociedade
216 páginas · 15x21,5 · 15,00 €
Nas livrarias a 2 de Novembro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário