quinta-feira, 28 de outubro de 2021

No centenário de José Saramago, a biografia do único Prémio Nobel da Literatura português

Para assinalar as comemorações do centenário do nascimento de José Saramago – que se iniciam a 16 de Novembro deste ano e se prolongam até 16 de Novembro de 2022, quando faria 100 anos –, a Guerra e Paz reedita a Biografia – José Saramago, de João Marques Lopes, há muito esgotada e agora actualizada. A vida e a obra do primeiro e único escritor de língua portuguesa laureado com o Prémio Nobel da Literatura são apresentadas num livro notável, que foi apreciado em vida pelo próprio. Com prefácio do escritor João Tordo, vencedor do Prémio Literário José Saramago 2009, e ilustrações da autora luso-britânica Lucy Pepper, Biografia – José Saramago chega à rede livreira nacional no próximo dia 2 de Novembro, com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio do Grupo Cofina.
Quem foi José Saramago? Quem foi o homem por trás dos biombos de uma obra magistral? Seria mesmo ele o homem reservado que a sua persona publica mostrava? Na Biografia – José Saramago, o professor de literatura e escritor João Marques Lopes convida-nos a acompanhar o percurso de José Saramago desde o seu nascimento, na aldeia da Azinhaga, na Golegã, até à mudança para Lanzarote, nas Canárias.

No livro, o autor relaciona a interpretação da obra de Saramago com o percurso do serralheiro mecânico que se tornou jornalista e, mais tarde, o único escritor de língua portuguesa premiado com o Nobel da Literatura. Mas esta é também uma obra repleta de preciosos pormenores da vida do escritor. Momentos de puro deleite e outros de enorme importância social e política, como se, ao mesmo tempo que vamos conhecendo José Saramago – e não apenas a sua persona –, fôssemos, também, conhecendo as vicissitudes e contradições de um Portugal e de um mundo em constante mudança.

Vicissitudes essas que, segundo João Tordo, «geraram e foram transformando aquela que é a obra maior dos últimos cem anos». É o escritor português, vencedor do Prémio Literário José Saramago 2009, que assina o prefácio da obra. Um texto que homenageia Saramago e elogia o trabalho de pesquisa de João Marques Lopes: «É notável e seriamente interessante porque, para além dos inúmeros episódios desconhecidos (e, alguns, de teor eminentemente cómico), quando chegamos ao final sentimo-nos, mesmo que com ele nunca tenhamos privado, muito mais próximos do escritor.»

O próprio José Saramago leu, ainda em vida, o texto deste livro, ressalvando que se trata de «um trabalho honesto, sério, sem especulações gratuitas». Na época, o biografado sublinhou a forma como o autor abordou a questão do saneamento de vinte e dois jornalistas do Diário de Notícias, no Verão Quente de 1975, do qual Saramago foi responsabilizado por muitos. «Pela primeira vez, o caso dos despedimentos de jornalistas do Diário de Notícias, de que fui director-adjunto, é correctamente descrito no livro de João Marques Lopes. Fiquei muito satisfeito com a leitura.» A obra conta ainda ao pormenor outras polémicas saramaguianas, como o seríssimo caso da censura governamental a’O Evangelho segundo Jesus Cristo, em 1992.

Brilhantemente ilustrada pela autora luso-britânica Lucy Pepper, a Biografia – José Saramago chega à rede livreira nacional no próximo dia 2 de Novembro. O livro, publicado pela Guerra e Paz com o apoio do grupo Cofina, poderá ainda ser encomendado através do site oficial da editora.

Biografia – José Saramago
João Marques Lopes
Não-Ficção / Biografia
176 páginas · 15x23 · 13,00€
Nas livrarias a 2 de Novembro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário