quinta-feira, 25 de novembro de 2021

António Costa anunciou novas medidas

Primeiro Ministro deu conta das decisões do Conselho de Ministros

"Estamos a entrar numa fase de maior risco"

"Temos de ter consciência que estamos a entrar numa fase de maior risco. Em primeiro lugar, porque assitimos a um aumento da pandemia no resto dos países da UE. Segundo lugar, com a aproximação do inverno, iremos ter um tempo mais frio, propício ao aumento das infeções respiratórias e que naturalmente, terá um aumento da contaminação", diz.

O primeiro-ministro diz que o Natal é um momento de encontro e que isso representa "um maior risco".

Declarada situação de calamidade a partir de 1 dezembro

O primeiro-ministro diz que, face ao agravamento da pandemia, o Governo aprovou uma resolução que eleva o país para uma situação de calamidade a partir de 1 de dezembro.

António Costa apela que, em véspera dos encontros, se façam autotestes para proteger "a nossa família".

Novas medidas

- Máscara obrigatória em espaços fechados;

- Obrigatoriedade de apresentação do certificado digital de vacinação em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, eventos com lugares marcados e ginásios;

- Teste negativo obrigatório no acesso a lares, visitas a utentes internados, grandes eventos sem lugares marcados, recintos improvisados e recintos desportivos, discotecas e bares;

​​​​​​Fronteiras e entrada no país com novas restrições

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou o agravamento das restrições para o acesso ao país. As novas medidas passam por teste negativo obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal e sanções agravadas para as companhias de aviação que violem regras.

Teletrabalho, teste e vacina em conjunto e semana de "contenção de contactos".

Primeira semana de janeiro inclui teletrabalho obrigatório e vai atrasar o reinício das aulas.

Medidas de contenção de contactos em janeiro

A primeira semana de 2022 será uma "semana de contenção de contactos" para evitar o trágico janeiro de 2021.

O Governo aprovou o regresso do teletrabalho obrigatório de 2 a 9 de janeiro e adiou o regresso dos alunos à escola. Os estudantes só retomarão as aulas a 10 de janeiro. Durante este primeira semana do ano, as discotecas estarão encerradas.

"O certificado não é uma barreira"

António Costa realça que Portugal "tem aprendido" desde o primeiro confinamento que "temos de estar permanentemente atentos" à evolução da situação, tentando antecipar tudo "o mais possível".

O primeiro-ministro realça que a comissão técnica da vacinação ainda tem de pronunciar-se sobre a vacinação, pelo que é preciso "governar na incerteza", com o objetivo de "proteger a comunidade".

A exigência de certificado pode recomeçar "hoje em todas as circunstâncias", assinala também o chefe de Governo, até porque o documento é agora de acesso praticamente universal.

Da restauração, admite o primeiro-ministro, tem ouvido que há menos pessoas a frequentar os estabelecimentos, mas "o certificado não é uma barreira".

Os testes válidos para o cumprimento de regras são "antigénio e PCR".

Gulherme de Sousa / TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário