quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Vagos celebra acordo com a Federação Portuguesa de Basquetebol

Na última sessão de reunião de Câmara realizada na passada quinta-feira, dia 18 de novembro, foi aprovado o acordo de cooperação entre o Município de Vagos, a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Associação de Basquetebol de Aveiro e a Associação Cidade Social para a implementação do projeto 3x3 Basketart.

Este protocolo surge na sequência da candidatura do Município de Vagos junto da Federação Portuguesa de Basquetebol no âmbito de um apoio em equipamentos desportivos, no sentido de melhorar as condições existentes para o desenvolvimento da prática da modalidade.

A implementação do projeto Basketart será materializada com a reconversão do Polidesportivo existente na Praia da Vagueira para a tipologia da variante basquetebolística 3x3, sendo o espaço decorado por uma obra de arte urbana, a ser executada por um artista convidado, no sentido de aumentar a atratividade do projeto desportivo.

Futuramente está prevista a criação de uma competição de basquetebol 3x3 entre os municípios aderentes, logo que o número de adesões assim o justifique, tal como irá ser criado um roteiro digital de todos os espaços de jogo desta tipologia que a Federação Portuguesa de Basquetebol e os diversos municípios forem capazes de implementar.

Já a Associação de Basquetebol de Aveiro ficará com a incumbência de prestar ao Município de Vagos todo o apoio técnico necessário para a afirmação da base local da variante 3x3 e ainda integrar o equipamento em causa nas dinâmicas distritais das competições 3x3, com o objetivo do desenvolvimento desta disciplina como motor da prática informal do basquetebol no Município de Vagos, bem como em toda a região.

A Associação Cidade Social promoverá o controle da dinamização e uso do equipamento, o estímulo à criação de competições informais, assim como a promoção de formatos mais formais de competição dentro da esfera dos Municípios Amigos do Desporto.

Com a celebração deste protocolo, o Município de Vagos está na primeira linha da promoção e desenvolvimento da prática do basquetebol para todos os que o pretendam, com o acrescento de reconverter e melhorar um espaço já existente adicionando-lhe a implementação da arte urbana associada ao fenómeno desportivo.

Para o Vereador do Desporto, Pedro Bento, “esta é uma oportunidade que o Município não poderia desperdiçar de, em conjunto com as restantes entidades associadas, fazer crescer o gosto e a prática do basquetebol nos cidadãos do município, associada ao melhoramento do Polidesportivo da Praia da Vagueira que, para além de ficar com condições ótimas para a prática da disciplina de 3x3, servirá igualmente de mostra de arte urbana. É uma excelente forma de demonstrar o quanto o desporto pode ser impulsionador em diversas vertentes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário