sábado, 4 de dezembro de 2021

Dê Sangue! Ajude a estabilizar as reservas de sangue em Portugal


O IPST,IP informa que, na presente data (29 de novembro), a situação da reserva nacional é a seguinte: as reservas dos hospitais e no IPST, situavam-se entre os 17 e 61 dias considerando a reserva de concentrados eritrocitários dos hospitais e entre os 6 e 7 dias considerando a reserva de concentrados eritrocitários do IPST, sendo os grupos sanguíneos mais afetados, o “A positivo”, “A negativo”, “B negativo”, “0 negativo” e o “0 positivo”.

São várias as situações que contribuem para uma maior dificuldade de estabilização das reservas de sangue: a pandemia e o impedimento de realização de Sessões de Colheita em Unidade Móvel; alteração das dinâmicas dos estabelecimentos de ensino superior que conduzem a resultados significativamente mais baixos do que o habitual; continuação do teletrabalho recomendado em muitas empresas; aumento de pessoas com infeções respiratórias ou com gripe; e ainda o agravamento da situação pandémica e os receios associados contribuindo para uma menor afluência de dadores nos serviços de colheita de sangue.

O aproximar das épocas festivais e o habitual espírito solidário contribuirá para uma ligeira melhoria da situação, mas a incerteza em relação à evolução da pandemia, poderá dificultar a resposta às necessidades dos doentes em componentes sanguíneos.

Relembramos que os hospitais portugueses necessitam entre 800 a 1000 unidades de sangue e componentes sanguíneos todos os dias, e nunca é demais relembrar que os componentes sanguíneos têm um tempo limitado de armazenamento (35 a 42 dias para os concentrados eritrocitários; 5 a 7 dias para as plaquetas); os dadores de sangue, sendo homens, só podem realizar a sua dádiva de 3 em 3 meses e, sendo mulheres, de 4 em 4 meses.

Para ser dador de sangue, basta ter entre 18 a 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos), ter peso igual ou superior a 50Kg e ter hábitos de vida saudável. Pedimos a todos os dadores que há muito que não fazem uma dádiva de sangue, ou todos aqueles que preenchem os requisitos, que se dirijam a um local de colheita e façam uma dádiva de sangue. Saibam mais em www.ipst.pt

Este Natal há alguém que precisa do seu presente. Dê Sangue, Ofereça Vida.

O IPST,IP pede a todos os que estejam em condições de o fazer, que façam uma dádiva de sangue, contribuindo desta forma para a estabilização das Reservas de Sangue.

Fonte: Comunicado do IPST

NB: O descontentamento dos dadores é lançado para o lado. O que se tem passado em algumas brigadas no Posto Fixo da ADASCA, nomeadamente nos dias 24 e 26 de Novembro foi vergonhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário