quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Evento com Ministra (MTSSS) no Dia Internacional Pessoas com Deficiência (3/12) - Reabilitação profissional das pessoas com deficiências e incapacidades integra experiência inovadora

 O CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia recebe a visita da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

No evento que marca esta visita estarão em destaque os serviços que o CRPG presta às pessoas com deficiências e incapacidades e o projeto Academia de Líderes Ubuntu, que permitirá a sua adaptação deste método a esta população, experiência pioneira a nível mundial.

 

30 anos a promover a inclusão das pessoas com deficiências e incapacidades

O CRPG, que celebrará os seus 30 anos em março de 2022, visa promover os direitos, a dignidade e a qualidade de vida das pessoas com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidades. Para o efeito, dispõe de um conjunto de serviços que apoiam as pessoas a: definir os seus projetos de vida e profissionais, promover a sua ativação psicossocial e autonomia após doenças e acidentes, identificar os produtos de apoio que necessitam, desenvolver as suas competências escolares e profissionais através de ações de formação profissional, desenvolver competências de empregabilidade, identificar oportunidades de trabalho e manter o emprego.


Acerca do futuro do CRPG, o seu Diretor, Jerónimo Sousa, declara:

Em cada ano, muitos portugueses vêm-se afastados do mercado de trabalho por efeito dos acidentes e doenças. O CRPG quer reforçar a sua intervenção na resposta a essas pessoas. Está em preparação uma estratégia de resposta nacional, sob a orientação do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, que mobiliza e rentabiliza a capacidade do CRPG.

Esta maior focalização nas pessoas com deficiências e incapacidades adquiridas fará com que mais pessoas e suas famílias possam contar com um apoio técnico especializado para a questão que tantas vezes se lhe coloca depois de um acidente ou doença: “E agora, o que faço da minha vida?”

Enquanto centro de competência no retorno ao trabalho após acidente ou doença, o CRPG prestará apoio para que as pessoas possam voltar ao seu trabalho, com as adaptações que forem necessárias. Quando tal não seja possível, as pessoas e os seus empregadores serão apoiados na identificação de outras atividades profissionais, podendo inclusive apoiar a reconversão profissional das pessoas. Para promover o mercado de trabalho inclusivo, o CRPG terá ainda uma resposta de consultoria dirigida às entidades empregadoras.

 


Academia de Líderes Ubuntu – reabilitar através da relação com os outros

A Academia de Líderes Ubuntu (ALU) é um programa de capacitação e desenvolvimento pessoal. Concebido pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), assenta na palavra Ubuntu, que significa “Eu sou porque tu és”. Está presente em 58 países, envolvendo 186 organizações e registando a participação de quase 10 500 pessoas.

No âmbito do projeto Academia de Líderes Ubuntu no CRPG, lançado a 5 de junho de 2020 e que tem uma duração de 3 anos, o IPAV apoia o CRPG na adaptação e transferência deste modelo para o contexto da reabilitação de pessoas com deficiências e incapacidades, o que acontece pela primeira vez a nível mundial.

Até ao momento, 97 colaboradores com diferentes atividades (motoristas, psicólogos, formadores, administrativos, gestores, …) frequentaram as Semanas ALU/ Academia de Liderança Colaborativa. Desses, 28 formaram-se ainda como animadores Ubuntu.

As 14 semanas Ubuntu dirigidas a clientes do Centro abrangeram 144 pessoas com diversas idades e deficiências e incapacidades (lesões medulares, amputações, lesão cerebral adquirida, doenças oncológicas, doenças do foro mental, alterações cognitivas). Cristina Duarte, cliente CRPG, descreve a sua experiência como “uma semana fantástica (…) em que cresci bastante como pessoa”, destacando a resiliência e o acreditar nas suas próprias capacidades. Nas suas palavras, ser Ubuntu significa “ser servidor”. “É sentimentos, ajuda ao próximo, entender o meu interior mais profundo, …”.

Os resultados preliminares da avaliação do projeto são muito promissores, apontando para uma elevada satisfação dos participantes e para o reconhecimento da utilidade das Semanas Ubuntu para o desenvolvimento pessoal.

Acerca deste projeto, Rui Marques, Presidente do IPAV e Diretor da Academia de Líderes Ubuntu, salienta:

O desenvolvimento da Academia de Líderes Ubuntu no CRPG tem sido uma experiência notável, quer pelo impacto significativo nos participantes, empoderando-os para serem ‘senhores do seu destino, capitães da sua alma’, quer para toda a organização, nas dimensões da ética do cuidado, da liderança servidora e da construção de pontes. Estamos muito gratos por poder ser parceiros neste processo.

Este projeto será concluído no final de 2022, culminando com a adaptação do modelo Ubuntu para pessoas com deficiências e incapacidades, o qual poderá ser depois transferido para outras entidades de reabilitação.

***

Sobre o CRPG

O CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia é uma estrutura especializada na área da reabilitação e reintegração profissional de pessoas que tiveram doenças ou acidentes. Em 2020, apoiou mais de 2 400 pessoas. Com cerca de 30 anos de experiência, integra mais de 100 colaboradores de diferentes áreas (formadores, técnicos de emprego, psicólogos, terapeutas, …). É um centro de gestão participada, integrando a rede de centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP.

O CRPG é membro da European Platform for Rehabilitation, que promove a colaboração entre 28 organizações de 17 países e emite recomendações sobre as políticas europeias da deficiência, e da Vocational Rehabilitation Association-UK, focada na aprendizagem colaborativa entre organizações que prestam serviços de reabilitação e retorno ao trabalho.

Em 2019, o CRPG obteve o reconhecimento “Committed to Excellence” 2 Star, da EFQM, cujo Modelo de Excelência é utilizado por mais de 30 000 organizações na europa.

www.crpg.pt

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário