sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Anadia cria Centro Municipal de Operações de Socorro


Anadia vai criar um Centro Municipal de Operações de Socorro. Para a concretização deste projeto vai ser celebrado um protocolo de colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia, entidade que será parceira na operacionalização desta resposta. A decisão foi aprovada, por maioria, na reunião de executivo, esta quinta-feira, 27 de janeiro.

O CMOS vai ficar instalado no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Anadia, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Para o efeito, vai ser criada uma linha de emergência designada de “Anadia Segura”, cujo número será divulgado oportunamente. Esta linha terá como objetivo a receção, o tratamento e o encaminhamento de todos os pedidos de socorro e/ou de colaboração efetuados pelos munícipes e, caso se revele necessário, acionará as Forças de Segurança, Proteção e Socorro, bem como os demais serviços com responsabilidade no concelho de Anadia. Pretende-se desta forma dar uma resposta mais célere e eficaz às necessidades das populações, contribuindo assim para a mitigação do risco, de forma a que os cidadãos tenham o socorro mais rápido, mais eficiente e adequado.

O protocolo de colaboração prevê que o Município de Anadia atribua uma comparticipação financeira anual de 76.380,00€ para apoiar o funcionamento do Centro Municipal de Operações de Socorro. A autarquia irá ainda disponibilizar um veículo polivalente, devidamente equipado e demais logística para a operacionalização do serviço de resposta.

Da parte da AHBVA serão disponibilizados os recursos humanos, com formação adequada, a afetar ao funcionamento do Centro e ao piquete de intervenção, denominado de Piquete de Resposta Municipal.

Sinalização de perigos, balizamento de áreas, derrocadas/desabamentos, obstrução de vias, danos em condutas, apoio aos serviços municipais, destruição de ninhos de vespas, captura de animais errantes, são algumas das áreas de intervenção do CMOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário