sábado, 1 de janeiro de 2022

Apreendidos 140 quilos de tubarão e pescado em Peniche

O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche, entre os dias 27 e 29 de dezembro de 2021, apreendeu dois tubarões anequins, com cerca de 120 quilos, e 20 quilos de pescado, em duas situações distintas, em Peniche.

Na primeira situação, no âmbito de uma ação de fiscalização a um operador económico, no porto de pesca de Peniche, os militares da Guarda detetaram que um homem de 78 anos estava na posse de dois tubarões anequins. Desta ação resultou a elaboração do respetivo auto de contraordenação, uma vez que é proibida a captura de qualquer exemplar de tubarão anequim, no Oceano Atlântico, desde o dia 22 de setembro até ao final do ano.

No segundo caso e decorrente de uma ação de fiscalização, durante a madrugada dos dias 27 e 28 de dezembro, numa praia do concelho de Peniche, a Guarda identificou três homens, com idades compreendidas entre os 31 e os 62 anos, por exercerem pesca sem licenciamento profissional, tendo sido apreendidos três artes de pesca, denominadas por palangre, as quais são apenas permitidas para o uso da pesca profissional, bem como 20 quilos de robalo.

A ação culminou na elaboração de três autos de contraordenação, tendo o pescado apreendido sido submetido ao regime de primeira venda em lota.

A GNR recorda que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário