sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Covid-19: Em quase 96 mil crianças vacinadas entre os 5 e os 11 anos, apenas seis tiveram reações adversas

 Segundo dados do Infarmed, apenas seis crianças vacinadas contra a covid-19 apresentaram reações adversas.

De acordo com o Jornal de Notícias (JN), a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) recebeu, até ao final de 2021, seis notificações de casos de reação adversa, em quase 96 mil crianças dos 5 aos 11 anos vacinadas contra a covid-19.

Nestes seis casos, quatro foram notificados como graves — entre os quais uma miocardite numa criança de dez anos, que já recuperou. Os episódios não graves "incluem arrepios, dor no local de vacinação, mal-estar geral, pirexia [estado febril] e petéquias".

De acordo com a informação disponibilizada ao jornal, o Infarmed aponta ainda para 97 casos notificados como graves num universo de 1,105 milhões de vacinadas administradas na faixa etária dos 12-17 anos, havendo registo de 13 mio/pericardites, de "gravidade moderada" e com "evolução favorável após tratamento adequado, consoante a etiologia, em ambulatório ou em ambiente hospitalar".

Contudo, o Infarmed explica que "a miocardite e pericardite são doenças inflamatórias de etologia variadas, normalmente associadas, sobretudo nesta faixa etária, a infeções virais, o que dificulta o estabelecimento de uma relação causal com a vacina".

Fonte: MadreMedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário