sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Faleceu em Lisboa o padre António Pedro Boto de Oliveira (1971-2022)


6 de Janeiro 2022  



António P. Boto de Oliveira


O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja anunciou o falecimento no IPO em Lisboa do Padre António Pedro Boto de Oliveira (1971-2022), filho de castelovidenses e atualmente pároco das paróquias de Santa Catarina e das Mercês, do Patriarcado de Lisboa.
Formado em Roma na Universidade Gregoriana com o Curso Superior para os Bens Culturais da Igreja, era desde 2012 responsável pelo Serviço de Inventário e Apoio Técnico do Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa, lecionando na Universidade Católica Portuguesa, no Seminário dos Olivais e na Escola de Leigos, nas áreas do Património, Estética e Bens Culturais da Igreja. Inúmeras vezes colaborou com este Secretariado.

Filho de castelovidenses


Filho de castelovidenses, António Pedro Boto de Oliveira nasceu no dia 5 de Fevereiro de 1971, em Lisboa, e foi ordenado sacerdote no dia 29 de Junho de 1996, no Mosteiro dos Jerónimos, pelo cardeal patriarca D. António Ribeiro.
Para além do trabalho paroquial desenvolvido nas paróquias da Amadora, Falagueira e S. Brás (Amadora) e Nossa Senhora da Encarnação, Santa Catarina e Mercês (Lisboa), O sacerdote desempenhou a função de diretor-adjunto do Departamento dos Bens Culturais da Igreja, entre 2004 e 2005, e foi ainda diretor do mesmo departamento da Conferência Episcopal Portuguesa, até Julho de 2007.
Em 2005, integrou a Comissão Bilateral para o património estabelecida pela Concordata de 2004 entre a República Portuguesa e a Santa Sé.
No Patriarcado de Lisboa, entre 2007 e 2012, foi diretor do Sector dos Bens Culturais do Departamento da Comunicação e Cultura. A partir de 2009, foi nomeado diretor do Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa. 


NCV

Nenhum comentário:

Postar um comentário