segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Manuel Jorge Marmelo: ano novo, livro novo...

 escritor Manuel Jorge Marmelo, descendente de castelovidenses, anunciou um novo livro neste ano novo de 2022.

Trata-se de “A Última Curva do Caminho”, a sua 14ª obra que, sob a chancela da Porto Editora, estará nas livrarias já no início do ano. A capa é da Eva Mutter, à qual o autor agradeceu nas redes sociais “o belíssimo trabalho”. 

“Um ato de resistência e um manifesto em defesa da lentidão, da memória, da liberdade individual e do direito à eutanásia, com um enredo marcado pelo processo de envelhecimento, pela doença, pela solidão e pela morte”, assim refere o autor o seu “novo e imperdível romance” que chega às livrarias no início de 2022.



Curriculum literário do autor
Manuel Jorge Marmelo estreou-se na literatura em 1996 com o livro O homem que julgou morrer de amor/O casal virtual, objeto de uma reedição revista em 2006.
De então para cá, o autor tem publicado regularmente, em Portugal e não só, romances, novelas, crónicas, teatro, contos e livros infantis, destacando-se, em 2004, O Silêncio de um Homem Só, uma coletânea de quinze contos galardoada com o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco.
Em 2003 publicou o seu primeiro livro infantil, A Menina Gigante, escrito em parceria com a sua filha, Maria Miguel Marmelo, o qual integrou a lista de obras sugeridas pelo Plano Nacional de Leitura. Ao longo dos anos, o Plano Nacional de Leitura incluiu outras obras do autor, como os romances Somos Todos Um Bocado Ciganos, de 2012, e Macaco Infinito, de 2016.
O romance Uma Mentira Mil Vezes Repetida, editado em 2011, conquistou o prestigiado Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d'Escritas 2014, tendo também sido publicado na Alemanha, pela editora A1.
O romance O Tempo Morto É Um Bom Lugar, de 2014, foi um dos três finalistas do Livro do Ano da Time Out Lisboa.
Em 2020 publicou o romance Tropel, assinalando a entrada no catálogo da Porto Editora.
Com mais de duas dezenas de livros publicados, Manuel Jorge Marmelo participou ainda em inúmeras coletâneas em Portugal, Espanha, Brasil, México, França ou Itália, destacando-se a presença do conto “O Silêncio de um Homem Só” no livro Best European Fiction 2015, da Dalkey Archive Press. 


NCV


(mais informações AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário