quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Bola de fogo avistada em quase toda a Península Ibérica a 54.000 km/h

Uma bola de fogo percorreu a 54 mil quilómetros por hora, na noite de segunda-feira, o céu sobre a região espanhola da Andaluzia e, devido à sua alta luminosidade, esteve visível em quase toda a Península Ibérica.

Segundo os responsáveis do projeto SMART, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), a bola de fogo foi registada por volta das 22:00 [21:00 em Lisboa] de 14 de fevereiro, com um brilho semelhante ao de Lua cheia.

Devido à sua alta luminosidade, esta pôde ser vista em quase toda a Península Ibérica, principalmente pelos habitantes de toda a região da Andaluzia, em Espanha.

A entrada de um meteorito na atmosfera terrestre, a uma velocidade de cerca de 54 mil quilómetros por hora, resultou naquele fenómeno.

A rocha vinda do espaço, ao colidir com a atmosfera a uma velocidade enorme, ficou incandescente, gerando assim uma bola de fogo, que teve início a cerca de 82 quilómetros acima da localidade de Las Escuelas, província de Jaén, na Andaluzia.

A partir deste ponto, avançou em direção a leste e extinguiu-se a cerca de 48 quilómetros acima da localidade de Larva, na mesma província.

Os detetores do projeto SMART operam no âmbito da Rede Meteorológica e de Observação da Terra do Sudoeste da Europa (SWEMN), que visa monitorizar continuamente o céu, com o intuito de registar e estudar o impacto na atmosfera terrestre de rochas de diferentes objetos do Sistema Solar.

Madremedia

Imagem: CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário