quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Coimbra | Politécnico de Coimbra integra aliança de competências para o ecossistema agroalimentar


Através da sua Escola Superior Agrária (ESAC), o Politécnico de Coimbra integra a parceria inicial do “Pact for Skills – A Skills Partnership for the Agri-Food Ecosystem”, que é lançado já esta sexta-feira, dia 18 de fevereiro.
O objetivo do evento é lançar esta aliança de competências para o ecossistema agroalimentar, que foi criada no contexto do Pacto de Competências da União Europeia (UE), em larga escala.

Atendendo à importância do investimento e do alinhamento de iniciativas entre os Estados-Membros da UE de forma a fornecer a educação e as habilidades certas necessárias ao ecossistema de hoje e de amanhã, o “Pacto para as Competências” representa uma oportunidade de qualificação e requalificação da força de trabalho atual e de tornar o ecossistema agroalimentar mais atrativo para os jovens, tendo em vista, ao mesmo tempo, proporcionar uma perspetiva de aprendizagem ao longo da vida tanto para empregadores como para trabalhadores.

Para atingir estes fins, a parceria tenciona definir uma estratégia conjunta para conceber e implementar um quadro setorial de requalificação e requalificação, maximizando a competitividade de todos os atores envolvidos, aumentando a retenção de emprego e a atratividade do ecossistema agroalimentar no âmbito do “Pacto para as Competências”. A parceria prevê ainda desenvolver meios para monitorizar Indicadores Chave de Desempenho específicos, que irão medir o nível de progresso no que toca ao alcance dos objetivos, assim como ajudar a superar os desafios identificados.

Está previsto o uso de recursos de projetos Erasmus+ já finalizados, de projetos em desenvolvimento, como o projeto Erasmus+ EQVEGAN (coordenado pelo Politécnico de Coimbra, sob a responsabilidade do professor Rui Costa, da ESAC), de iniciativas em curso, como o EIT-Food, e possivelmente de futuros recursos relevantes a serem disponibilizados à parceria. O objetivo é alcançar todas as partes interessadas com relevo no ecossistema agroalimentar: desde agricultores, cooperativas agroalimentares, processadores de alimentos e associações relevantes, até organizações de educação e formação.

A FoodDrinkEurope e Copa-Cogeca são os principais coordenadores da parceria, à qual já aderiram, enquanto instituições de ensino superior, além do Politécnico de Coimbra – cujo representante é o Professor Rui Costa –, da Universidade de Torino (Itália) e da Universidade de Wageningen (Holanda), outras associações de nível europeu, empresas, organizações, federações e associações nacionais (onde se inclui a Confagri), projetos e um centro de formação.

Mais informações podem ser obtidas através do contacto para o e-mail info@skills-alliance.eu.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário