sábado, 19 de fevereiro de 2022

Von der Leyen volta a ser ignorada: ‘Sofagate’ repete-se agora em cimeira da UE com a União Africana

 

Ursula von der Leyen voltou a ser ignorada num ato público, numa repetição do ‘Sofagate’ – a presidente da Comissão Europeia não foi cumprimentada pelo ministro das Relações Externas do Uganda, Jeje Odongo, que apenas se dirigiu para os dois homens da sala: o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o presidente francês, Emanuel Macron.

Quem ‘salvou’ a situação foi o líder francês que, após Odongo voltar ao seu lugar para posar para as fotografias, fez um aceno com a mão dirigido a Von de Leyen. Só então, após a ‘reprimenda política’ é que Odongo cumprimenta Von der Leyen, à margem da cimeira em Bruxelas entre a União Europeia e a União Africana.

Recorde-se que o ‘sofagate’ nasceu de um erro diplomático na Turquia que deixou a presidente da Comissão Europeia de lado, num encontro com Charles Michel e Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, quando numa sala estavam dispostas apenas duas cadeiras para três líderes diplomáticos – a líder alemã ficou de pé ao passo que os dois homens ocuparam os dois lugares disponíveis… sem hesitação.

Francisco Laranjeira / Multinews

Imagem:  multiNews - Sapo

Nenhum comentário:

Postar um comentário