domingo, 20 de março de 2022

Cantanhede inicia Semana da Floresta com plantação de árvore. Projeto do Gabinete Técnico Florestal do Município chega a 350 alunos

O Município de Cantanhede assinala esta segunda-feira, 21 de março, o Dia Internacional das Florestas, com a plantação de espécies autóctones e uma ação de sensibilização junto da comunidade escolar.

Estas ações decorrem no âmbito do projeto Semana da Floresta, levado a cabo pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede, e cujo programa inclui ações de sensibilização sobre diversas temáticas ligadas à floresta, uma exposição e sessões de reflorestação.

O programa tem início esta segunda-feira, 21 de março, pelas 10h30, com uma plantação simbólica de um pinheiro-manso pelo vereador Adérito Machado, junto à rotunda da Pedra, na zona industrial de Cantanhede, e prossegue da parte da tarde com uma ação de sensibilização na EB1 de Ançã sobre espécies autóctones.

Em paralelo, é inaugurada a exposição “Viver a Floresta”, no edifício dos Paços do Concelho, onde permanecerá até dia 25 de março. Esta mostra pretende contribuir para o aumento do conhecimento sobre as florestas, no sentido de uma prevenção eficaz, da salvaguarda do património florestal e da defesa de pessoas e bens.

Falar de Invasoras na Lagoa dos Teixoeiros”, “Espécies Autóctones: Plantar e Valorizar”, “Prevenção de Incêndios: O Vigilante da Floresta” e “Redes de Defesa: Deveres de Gestão de Combustível” serão algumas das temáticas abordadas, quer junto da comunidade escolar, quer da população em geral.

Após dois anos de ausência, por razões sanitárias, é com enorme satisfação que vejo as escolas diretamente envolvidas nas iniciativas meritórias do Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede, a propósito da Semana da Floresta. É na população jovem que temos que despertar a consciência coletiva para a importância dos valores da conservação da natureza e da biodiversidade, motivar os cidadãos para a adoção de comportamentos em harmonia com o meio ambiente”, destaca a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.

A Semana da Floresta do Município de Cantanhede decorre até 6 de abril, abrangendo um universo de quase 350 alunos dos diversos graus de ensino, com ações pedagógicas em estabelecimentos de ensino de diversas freguesias.

A comemoração do Dia Internacional das Florestas tem por objetivo sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores e despertar para a necessidade de gerir de forma sustentável as florestas, no que diz respeito à utilização dos seus recursos, sobretudo em ecossistemas frágeis.

As ações preconizadas estão enquadradas com os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, documento que visa proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e a perda da biodiversidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário