Um sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter foi sentido na ilha de São Jorge, nos Açores, com intensidade IV/V na escala de Mercalli, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica da região (CIVISA).
"De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia de Manadas (concelho de Velas, ilha de São Jorge)”, lê-se num comunicado do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), que cita o CIVISA.
"O evento foi ainda sentido com intensidade IV nas freguesias da Urzelina e Norte Grande (concelho de Velas) e intensidade III na Calheta (concelho da Calheta)", acrescenta.
O sismo foi registado às 20:21 locais (21:21 em Lisboa), "com magnitude 2,5 (Richter) e epicentro a cerca de 4 quilómetros a norte/noroeste [da freguesia] de Urzelina, na ilha de São Jorge".
Segundo os comunicados da Proteção Civil açoriana, este foi o quarto sismo sentido hoje na ilha de São Jorge e o de maior intensidade na escala de Mercalli.
De acordo com a página da Internet do CIVISA, desde as 18:20 locais (19:20 em Lisboa) foram registados 28 sismos naquela ilha, com magnitudes entre 2,1 e 3,3 na escala de Richter.
Os três sismos sentidos anteriormente tiveram magnitude de 2,8 e 2,9 na escala de Richter e intensidade máxima de III na escala de Mercalli.
"O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário", lê-se na publicação da Proteção Civil.
Sapo
Nenhum comentário:
Postar um comentário