quinta-feira, 12 de maio de 2022

Aveiro | Feriado Municipal: Discurso do Presidente CMA, Ribau Esteves

 Exmos(as) Senhores(as)

O Feriado Municipal deste ano de 2022 é uma festa com um vasto conjunto de eventos que programámos e estamos a viver de 5 a 15 de maio, com diferentes tipologias e pretextos, prestando honras à história, ao presente e ao futuro do Município de Aveiro, e muito em especial às suas Gentes, à Gente da Nossa Terra.

Cuidando ainda do cumprimento de algumas regras de prevenção e combate à Pandemia da Covid-19, que ainda perturba a nossa vida, escolhemos esta nobre sala do Teatro Aveirense para a realização desta sessão solene evocativa, na ambiência da comemoração dos seus 140 anos e honrando a sua condição de sede da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.

Quero começar por saudar os Aveirenses, de condição de nascimento e por decisão de adoção, de todas as proveniências e culturas, agradecendo todas as partilhas de vida e de energia que nos permitiram ser um Município próspero, com um relevante nível de desenvolvimento, com uma forte dinâmica de crescimento que estamos a viver, com uma relevante capacidade de atrair novos Cidadãos, e sempre determinados em concretizar Mais e Melhor como opção de valorização da herança recebida dos Nossos Pais e do legado que queremos entregar aos Nossos Filhos.

Quero saudar, seguindo hoje uma ordem diferente de outros anos, Santa Joana, a Princesa que trocou Lisboa por Aveiro, num arrojado ato de descentralização, a Mulher que apostou a sua vida em Deus num determinado ato de Fé, a Santa que o Povo venera pelas suas dádivas de vida e exemplo de desprendimento, de partilha e de Amor a Deus.

Inauguramos hoje uma exposição de oportunidade e de qualidade excecional, comemorativa dos 550 anos da presença de Santa Joana Princesa em Aveiro, cuja entrada no Convento de Jesus ocorreu a 4 de agosto de 1472, tendo a sua chegada a Aveiro ocorrido a 30 de julho desse mesmo ano, dando-se a coincidência inspiradora de ter sido nesse mesmo dia 30 de julho do ano 2015, que a Câmara Municipal de Aveiro assinou o contrato de delegação da competência de gestão do Museu de Aveiro com o Ministério da Cultura, assumindo essa gestão no dia seguinte 1 de agosto, operação que recebe um balanço muito positivo nos seus quase sete anos de vida.

Em honra plena à Mulher, Princesa e Santa do Povo de Aveiro, decidimos chamar ao antigo Museu de Aveiro, o Museu de Aveiro / Santa Joana, no qual vamos continuar a desenvolver muita atividade cultural, realizar profundas obras de beneficiação e a materializar uma reforma da sua imagem e política de comunicação em breve, no sentido da modernidade e da vida.

Na gestão da Câmara Municipal de Aveiro estamos na fase inicial do mandato autárquico 2021/2025, determinado pelos resultados eleitorais de 26 de setembro de 2021 e pelo compromisso formalizado com a tomada de posse de 12 de outubro último nesta mesma sala, há exatamente sete meses.

Nestes primeiros sete meses do mandato, mantemos um elevado ritmo de realização de investimento, com múltiplos projetos, concursos e obras em desenvolvimento por todo o Município, com um destaque muito relevante para as obras nas áreas da Regeneração Urbana e da Modernização do Parque Escolar, num ritmo intenso que será mantido ao longo de todo o mandato, tirando o máximo proveito dos Fundos Comunitários do atual Quadro Comunitário de Apoio que estamos a executar até ao final de 2023 e lutando por mais no âmbito do PRR e do novo Quadro do Portugal 2030.

Uma palavra especial para a área da Cultura, na qual prosseguimos um trabalho em crescendo ao nível da capacitação de equipamentos, da programação e da criação cultural de grande relevância, integrando nesse vasto conjunto de operações, o processo da Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, sabendo que ganhámos o direito de continuar a lutar por esse título com a passagem à segunda fase do processo com as Cidades amigas de Braga, Évora e Ponta Delgada, as quais saúdo de forma respeitosa assim como o faço às oito Cidades que não lograram passar da primeira fase.

Todas as doze Câmaras Municipais e respetivos Parceiros, prestámos e vamos continuar a prestar um relevante serviço à Cultura Portuguesa e a Portugal, que queremos seja valorizado e aproveitado pelos Cidadãos e pelo Governo da Nação. Seguimos o nosso trabalho desta Candidatura com toda a humildade e determinação, crescendo com tudo o que fazemos para sermos uma Cidade, um Município e uma Região ainda melhores, por fazemos mais e melhor Cultura.

Na gestão do Museu de Aveiro / Santa Joana, nos prioritários setores da Educação e da Ação Social, na área do estacionamento público e da gestão das praias, temos em pleno desenvolvimento o processo de Descentralização, no qual reiteramos todo o empenhamento, lutando pela defesa das suas virtualidades e pela correção dos seus erros e das muitas omissões que continuam a existir, nomeadamente em áreas onde a inércia do Governo ainda não permitiu sair do zero e seguir em frente com a boa gestão descentralizada, destacando-se a este nível a Habitação, as Áreas Portuárias, as Estradas Nacionais, o Património do Estado, a Justiça, entre outras.

Estamos a iniciar o trabalho com o novo Governo de Portugal, que o Dr. António Costa e o Partido Socialista lideram com toda a legitimidade democrática e agora libertos dos espartilhos provocados pela sua aliança de geringonça com o Partido Comunista Português e com o Bloco de Esquerda.

É muito importante para a vida das Pessoas que o atual Governo seja muito melhor do que o anterior. O passivo que recebe em relação a Aveiro é enorme, sendo Muito Urgente tratar dos muitos assuntos pendentes, que se arrastam na indecisão, e dos quais destaco as obras de ampliação e qualificação do Hospital Infante D. Pedro com a integração de Centro Académico Clínico, a entrega à gestão da Câmara Municipal de Aveiro dos terrenos do antigo Colégio Alberto Souto, da Antiga Lota e da frente-Ria de São Jacinto, a qualificação da Escola Básica de 2º e 3º Ciclo de São Bernardo e do Conservatório de Música de Aveiro, a decisão da construção nova Escola Secundária Homem Cristo que a Câmara de Aveiro assumirá por permuta com a atual e velha Escola onde queremos instalar os Serviços Municipais, a resolução definitiva dos velhos problemas das Portagens e das instalações dos Tribunais, das Polícias e da Prisão de Aveiro, entre muitos outros assuntos.

A Câmara Municipal de Aveiro está ao dispor do Governo de Portugal para cooperar e fazer bem, para fazer muito melhor não deixando passar o tempo sem que nada aconteça, porque essa é a opção pela degradação do património e dos serviços públicos, porque essa é a opção pelo desprezo em relação aos Cidadãos Aveirenses.

A Câmara Municipal de Aveiro presta todo o apoio ao Governo para que concretize a sua aposta publicamente assumida de implementar o curso de Medicina nas Universidades públicas de Aveiro, Évora e Vila Real, exortando a nossa Universidade de Aveiro a assumir este desafio e esta prioridade com todo o empenho, pelas boas condições que já tem e pela sua elevada importância para a própria Universidade, e atendendo também ao facto dessa realidade ser de relevante importância para a Cidade, o Município e a Região de Aveiro, em várias dimensões da sua vida social e económica, aumentando a sua capacidade de atrair residentes, visitantes, alunos, professores, investigadores, profissionais de saúde e investidores.

A vida do Município de Aveiro, teve, tem e vai seguramente continuar a ter, contributos muito diversos e importantes da vida e do trabalho da nossa Universidade de Aveiro, querendo hoje felicitar publicamente o Reitor Paulo Jorge Ferreira pela sua reeleição, desejando-lhe felicidades e boas realizações para o seu segundo mandato que inicia no próximo dia 18 de maio. Sabe o nosso Reitor e a Academia de Aveiro, que podem contar sempre com a parceria empenhada e realizadora da sua Câmara Municipal de Aveiro.
Estimadas Senhoras e Caros Senhores

Vivemos um tempo carregado de interrogações, de problemas de difícil compreensão e gestão, como a Pandemia e a absurda guerra que a Rússia decidiu fazer com a invasão da Ucrânia, atentando contra a Paz e perturbando de forma grave equilíbrios sociais e económicos da Europa e do Mundo.

Vivemos um tempo em que o medo limita a vida das pessoas e retira-lhes o discernimento, perturba o acesso à luta do crescimento pessoal pela boa integração e participação na vida da comunidade, impede a vivência de níveis mais elevados de felicidade que só a partilha da vida propicia.

Vivemos um tempo em que a volatilidade dos acontecimentos, as interrogações e as dúvidas sobre o futuro, vieram perturbar as convicções e o planeamento que solidifica uma Democracia e constrói um Mundo Melhor.

Vivemos um tempo em que o contributo objetivo de cada um de nós para a vida de todos nós é cada vez mais importante, e temos de lutar para conquistarmos mais Gente a dizer presente nos bons combates que temos de travar a cada dia para prosseguirmos a construção de Mais e Melhor pela Nossa Terra. Estou absolutamente convencido que essa é a opção de um número crescente de Aveirenses, o que nos motiva e determina a seguirmos o caminho do crescimento e do desenvolvimento em cooperação com outros, utilizando o importante instrumento que é a Câmara Municipal de Aveiro.

Com os Municípios Portugueses reunidos de forma solidária e forte na sua Associação Nacional, vamos conseguir concretizar mais e melhor descentralização, conseguindo do Governo de Portugal as decisões que vão possibilitar servir melhor e com mais capacidade, os Portugueses.

Com os Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro vamos concretizar investimentos estruturantes, com um lugar especial para as obras de qualificação e valorização da Ria de Aveiro, do Rio Novo do Príncipe e do Baixo Vouga Lagunar.

Com o Município de Águeda vamos conseguir projetar e construir o Eixo Rodoviário Aveiro/Águeda.

Com muitas entidades públicas e privadas vamos continuar a realizar ações de parceria e trabalho de equipa, cuidando de maximizar as capacidades de todos, concretizando mais desenvolvimento social e económico ancorado no trabalho das Empresas Privadas, e devidamente equilibrado e sustentável, com ambição e realismo.
Queridas Cidadãs e Caros Cidadãos

Neste dia de festa queremos simbolizar nalguns pessoas e entidades a capacidade de realizar e de ser solidário das Gentes de Aveiro, numa atitude que reconhece, agradece e estimula, para termos mais partilhas de boa energia e de relevante e exemplar trabalho.

É nesse grupo grande de Gente que encontramos a vida cheia de contributos relevantes na área da Cultura pela notável prestação nos seus 25 anos de vida de uma relevante bandeira de Cultura de Aveiro e da Região Centro de Portugal que é a Orquestra Filarmonia das Beiras, e ainda pela vida longa e cheia de contributos de criatividade e arrojo cultural do Artur Fino.

Na área da Saúde, enaltecemos o exemplo, a disponibilidade, a capacidade de lutar, de sofrer e de estar sempre disponível da Dulce Seabra, a minha e a nossa Companheira de todos e dos mais difíceis momentos do Combate contra a Pandemia, uma profissional competente e uma pessoa fantástica que prova também que os Homens e as Mulheres não se medem aos palmos.

Na área da esperança e do futuro da Nossa Terra que queremos bem ancorado na qualidade dos Jovens da Nossa Terra, quisemos personalizar no José Francisco Veiga, realçando o seu gosto e os seus feitos na área da matemática e do xadrez, exortando os Nossos Jovens a assumirem com coragem o gosto pelo trabalho e a luta pela qualidade, como boa parte das coisas boas da vida.

Agradecemos a Todos a partilha de vida e de energia, reconhecemos com a formalidade da Distinção Honorífica Municipal os seus contributos para a valorização do Município de Aveiro, na certeza de que vamos Continuar Juntos a fazer Mais e Melhor para a Nossa Terra e para a Vida da Nossa Gente.

Quero terminar com uma clássica Saudação e um sempre moderno Agradecimento.

Uma Saudação de Bem Haja com um Abraço às Pessoas aqui presentes, aos que nos seguem em qualquer parte do País e do Mundo através das plataformas digitais e a Todos os Cidadãos do Município de Aveiro, num gesto de reconhecimento e de estímulo para sermos cada vez mais uma Comunidade viva e solidária, determinada em ser melhor a cada dia, desejando a todos Boas Festas do Feriado Municipal.

Um Agradecimento a todos os Cidadãos, aos Funcionários Municipais, às Entidades Públicas e Privadas Parceiras, aos Dirigentes Associativos, aos Empresários, aos Autarcas Municipais e de Freguesia, todo o apoio, trabalho, energia e confiança partilhada, na caminhada obreira que temos feito e que seguramente vamos continuar a realizar para Conquistar Mais para a Nossa Terra e para a Nossa Gente.

Contamos convosco, saibam que sempre contam connosco.
Bem Hajam.
Viva o Município de Aveiro.

José Ribau Esteves
Presidente da Câmara Municipal de Aveiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário