quinta-feira, 12 de maio de 2022

Coimbra | ESAC reforça eficiência energética dos seus edifícios

 São já quatro os projetos de eficiência energética implementados nos últimos cinco anos na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), resultado da aposta desta instituição na gestão racional de recursos e na sustentabilidade.

Os projetos de eficiência energética na Biblioteca, Bloco A e Bloco J, recentemente concluídos, vêm juntar-se ao primeiro implementado no edifício principal da ESAC. Os objetivos destas intervenções são reduzir o consumo e a despesa com a energia, melhorar significativamente os confortos térmico e luminotécnico, bem como a qualidade do ar interior, proporcionando assim melhores condições para as atividades letivas, de investigação e de serviços.

Com um investimento total de cerca de 320 000 €, foram instaladas cerca de 220 luminárias LED com sensores e um sistema de gestão remoto, colocados 262 m2 de vãos envidraçados (janelas e portas) em perfil de alumínio com corte térmico e vidro duplo, aplicados 1800 m2 de isolamento térmico em paredes e coberturas e instalados painéis solares térmicos para aquecimento de águas sanitárias. A implementação destas medidas permitiu atingir as classes energéticas B- e B, estimando-se uma redução de consumo de energia na ordem dos 516 MWh/ano, enquanto se evitará a emissão para a atmosfera de 82 toneladas de CO2/ano.

O elevado número de edifícios que constituem as instalações da ESAC e a necessidade de alargar muitas destas tipologias de intervenção a outros espaços, levou a ESAC à apresentação de quatro novas candidaturas ao sistema de Apoio à Renovação Energética dos Edifícios da Administração Pública Central no âmbito do Aviso N.º 01/C13-i02/2021 do Fundo Ambiental. A título de curiosidade, é de referir que, num total de 214 candidaturas registadas por aquela entidade, a candidatura n.º 1 foi submetida pela ESAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário