quinta-feira, 12 de maio de 2022

Cantanhede | Câmara Municipal reconhece mérito desportivo de equipas jovens do Marialvas. Sub-15 e sub-17 recebidos nos Paços do Concelho

Os jovens atletas das equipas de sub-15 e sub-17 do CF Os Marialvas foram recebidos esta quarta-feira, 11 de maio, pela presidente do Município de Cantanhede, Helena Teodósio, e pelo vereador do Desporto, Adérito Machado, como forma de reconhecimento público pelos excelentes resultados obtidos nos respetivos campeonatos nacionais.

Os sub-15, liderados por Celso Domingos, obtiveram um brilhante 7.º lugar no campeonato nacional da categoria, entre as 72 equipas de todo o país que participaram na prova. Consequência deste notável desempenho, os jovens Afonso Loureiro, Rodrigo Mendes e Martim Reis foram chamados aos trabalhos da seleção nacional.

Já os sub-17, liderados por Carlos Rodrigues, garantiram o apuramento para a 2.ª fase do campeonato e, dessa forma, asseguraram a permanência na 1ª divisão nacional deste escalão para a próxima época desportiva.

Numa sessão realizada no Salão Nobre dos Paços Concelho, a presidente do Município começou por elogiar “o meritório trabalho que tem vindo a ser realizado no futebol de formação do Marialvas”, referindo que as duas equipas “foram o exemplo perfeito da entrega, disciplina e paixão que nos deve nortear em qualquer atividade que desempenhemos”. “Estes jovens são o garante de um futuro risonho não só da instituição, mas também do nosso concelho”, assinalou Helena Teodósio.

A autarca sublinhou que o desporto é um dos “pilares da governação” deste executivo municipal, pois “a atividade desportiva é determinante para uma efetiva alteração de comportamentos que nos permita ter uma comunidade mais ativa e com melhor qualidade de vida”.

Essa convicção materializa-se nos apoios que o Município dá aos clubes e associações desportivas. “No último mandato, transferimos para 31 clubes e associações desportivas do concelho uma verba na ordem dos 600 mil euros, só para despesas correntes. A este montante acrescem as despesas com a manutenção de equipamentos desportivos. Já este ano, a Câmara Municipal deliberou já um apoio de 120 mil euros a 25 instituições, ao abrigo do Regulamento de Apoio às Associações Desportivas e cerca de 10% desse montante foi atribuído ao Marialvas”, detalhou.

Dirigindo-se aos jovens atletas, Helena Teodósio disse que “merecem o esforço que este executivo municipal tem vindo a fazer para dotar o nosso concelho de mais e melhores infraestruturas desportivas”, como é disso exemplo “a profunda intervenção que está a decorrer no parque desportivo”, no qual foram investidos mais de 3,2 milhões de euros.

Os pais dos atletas mereceram também uma palavra de reconhecimento, assim como os dirigentes do Marialvas, que “não raras vezes trabalham sete dias por semana em prol do clube, prejudicando a vida pessoal, sem qualquer contrapartida que não seja a de ver estes jovens evoluírem como atletas, mas sobretudo como cidadãos responsáveis. Esse é o maior título que podem ambicionar ter na vossa sala de troféus”.

Também o vereador do Desporto, Adérito Machado, felicitou as duas equipas pelos resultados obtidos, mas lembrou aos jovens a necessidade de não descurarem os estudos, independentemente do sonho de virem a ter uma carreira futebolística.

Já o presidente e o vice-presidente do Marialvas, Francisco Matos e Miguel Fernandes, respetivamente, agradeceram o apoio que a Câmara tem dado ao clube, sublinhando que “este reconhecimento público é importante para todos” e que o trabalho que está a ser feito no futebol de formação “está no bom caminho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário