sábado, 28 de maio de 2022

Boletim InfoADASCA, Edição Nº. 22, Junho 2022

 O Boletim InfoADASCA tem servido de meio para comunicação, formação, informação e sensibilização não só para os dadores de sangue que se dirigem ao Posto Fixo, como ainda noutros locais onde a ADASCA se desloca, onde são distribuídos directamente mais 600 exemplares por mês, os restantes são colocados nas caixas do correio dos prédios, onde é suposto habitarem dezenas de moradores. Nada se estraga.
Notamos que existem dadores não habituados a receber uma esferográfica de oferta, ou, um Boletim Informativo, muitos ficam perplexos e questionam: “tudo isto é para mim”? Nós respondemos: “sim, é tudo para si”.

Tem-se minimizado a dádiva de sangue há uns anos a esta parte. Entrou tudo na lógica da economia (custo/beneficio), ainda esse queixam que existe redução de dadores…

Como tenho escrito vezes sem conta, a ADASCA não é mais nem menos do que as outras associações, é diferente. Os dadores que se deslocam ao nosso Posto Fixo, pela forma como se “comportam”, revelam-nos como são tratados nos outros locais: “já fizeste a tua dádiva, põe-te a andar, e não nos incomodes”.

Mais palavras para quê? "As acções dos homens são os melhores intérpretes dos seus pensamentos." James Joyce.

Todos os artigos que esta edição nº. 22 contém, são interessantes. Mas, permitam-me que solicite a vossa atenção para o editorial: 
Como e porque sou crítico.

Não registo à tentação de compartilhar convosco este pensamento: A dimensão humanística do jornalismo é tratar de fazer o mundo mais compreensível. Se nos compreendemos, somos menos inimigos; se nos conhecemos, ficamos mais próximos uns dos outros. A experiência de tantas guerras e revoluções que vivi me ensinaram que muito do ódio, do conflito, da inimizade surgem de não nos conhecermos”. Ryszard Kapucinski, jornalista.

O Boletim pode não ser considerado um meio de exercício jornalístico no genuíno sentido da palavra, porém não deixa de ser, um meio de comunicação escrita.

Quando revelo os meus sentimentos tais como “magoado, “triste”, “desiludido” não o faço de animo leve, sem meditar no que cada sentimento significa. “(...) Pois a boca fala do que está cheio o coração. (Mateus 12:24).

Vamos pensar ou iludir-nos que tudo vai mudar para melhor, se for para pior… ficamos por aqui.

O dito Boletim pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1587 basta clicar e seguir as indicações. Leia, medite e se quiser envie-nos a sua opinião, nós publicamos.

Joaquim Carlos
Coordenador do Boletim InfoADASCA





Nenhum comentário:

Postar um comentário