sexta-feira, 27 de maio de 2022

CERCA DE MIL ALUNOS FIZERAM ROTEIRO HISTÓRICO PELA MARINHA GRANDE

Cerca de mil alunos do 3º ciclo e ensino secundário do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente percorreram o centro da cidade, para conhecer pontos de interesse histórico, no âmbito da atividade “Roteiros com História”, esta sexta-feira, 27 de maio, no âmbito das comemorações do Dia do Município.

O encerramento da atividade ocorreu no final da manhã de sexta-feira, tendo contado com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; do vereador João Brito; do diretor do Agrupamento, Cesário Silva; do investigador Gabriel Roldão; dos docentes de história e alunos participantes.
Tratou-se de uma iniciativa organizada pelo Grupo de História daquele Agrupamento de Escolas, com o apoio do Município. Na sequência do mapeamento do património da cidade, os alunos percorreram as ruas da Marinha Grande e tomaram conhecimento “in Loco” do património e da história local, através de pontos de controlo marcados num mapa de orientação, onde tiveram de responder a questões sobre os mesmos.
Os “Roteiros com História” tiveram como objetivos desenvolver um espírito crítico e analítico perante o património cultural local; aplicar conhecimentos adquiridos em novas situações; conhecer e aprofundar temas e conceitos gerais mediante o estudo do património local/regional; e respeitar e valorizar o património local na sua diversidade.

O roteiro incluiu passagens pela Praça Guilherme Stephens, Jardim Stephens, Museu do Vidro, Museu Joaquim Correia, Parque da Cerca, Parque Mártires do Colonialismo, Jardim Luís de Camões, Gallo vidro, Largo Ilídio de Carvalho, entre vários outros locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário