sexta-feira, 27 de maio de 2022

Morreu o jornalista e vice-presidente da ERC Mário Mesquita

Vice-presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e professor universitário, Mário Mesquita morreu esta sexta. Antigo diretor do Diário de Notícias e Diário de Lisboa tinha 72 anos.
Mário Mesquita, jornalista e vice-presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), morreu esta sexta-feira, aos 72 anos. A notícia foi avançada pelo Correio da Manhã e confirmada pelo Observador.

O jornalista, que começou a exercer a profissão antes do 25 de Abril, no jornal República, era também professor universitário na Escola Superior de Comunicação Social e na Universidade Lusófona. Sobre comunicação social, Mesquita escreveu oito livros.

Durante o seu percurso profissional, Mário Mesquita passou pelo Diário de Notícias, onde ocupou o cargo de diretor e diretor-adjunto, e pelo Diário de Lisboa, como diretor. Prémio Gazeta de Mérito, Prémio de Reportagem do Clube Português de Imprensa e Prémio Artur Portela foram algumas das distinções atribuídas.

Ao Observador, Marcelo Rebelo de Sousa recordou Mário Mesquita como um “combatente pela liberdade de imprensa antes da revolução, durante a revolução, a seguir à revolução, e com uma coragem ilimitada”.

Conheci Mário Mesquita muitíssimo bem, no mundo da comunicação social e também como aluno da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde examinei pelo menos uma ou duas provas. Conheci-o jovem e conheci a sua vivência como jornalista, como responsável por órgãos de comunicação social.”

O Presidente da República reconheceu ainda a “figura de democrata, de cidadão ativo, de conhecedor profundo, quer da realidade portuguesa, quer da realidade da comunicação social em Portugal”. “Fica para sempre a memória de um combatente pela democracia e pela liberdade, isento, integro e implacável na defesa dos princípios.”

Fonte:https://observador.pt/2022/05/27/morreu-o-jornalista-e-vice-presidente-da-erc-mario-mesquita/

Nenhum comentário:

Postar um comentário